Internacional

Países da UE aprovam resposta tarifária dos EUA sobre aço e miram em carne, soja e motos

A comissão informou que os impostos podem começar a ser cobrados a partir de 15 de abril
Países da UE aprovam resposta tarifária dos EUA sobre aço e miram em carne, soja e motos
Bandeiras da União Europeia tremulam do lado de fora da sede da Comissão Europeia em Bruxelas | Crédito: Johanna Geron/Reuters

Os países-membros da União Europeia (UE) aprovaram nesta quarta-feira (9), uma lista inicial de produtos norte-americanos que estarão sujeitos a tarifas, dando ao bloco o poder de impor taxas sobre alguns produtos já na próxima semana. A comissão informou que os impostos podem começar a ser cobrados a partir de 15 de abril.

Os 27 membros da UE votaram para adotar uma nova versão reformulada da lista original, que foi modificada após o feedback dos países-membros.

Uma série de produtos – incluindo soja, suco de laranja, carne e motocicletas – estão na linha de fogo da UE. O uísque norte-americano foi retirado da lista em uma medida que visa proteger os fabricantes de bebidas do bloco.

A votação supera um obstáculo crucial para a Comissão Europeia, o braço executivo do bloco, para responder à série de taxas que o presidente dos EUA, Donald Trump, está impondo para lidar com o que o republicano considera políticas injustas em outros países.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Essas contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado”, afirmou a comissão, em um comunicado.

Reportagem distribuída pelo Estadão Conteúdo

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas