Internacional

Papa Francisco não está mais usando ventilação, confirmando melhora, diz Vaticano

Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, há quase cinco semanas
Papa Francisco não está mais usando ventilação, confirmando melhora, diz Vaticano
Crédito: Vincenzo Livieri / Reuters

O papa Francisco não está mais usando ventilação mecânica para ajudar sua respiração à noite e seus médicos acreditam que ele continuará a melhorar, disse o Vaticano nesta quarta-feira, na mais recente atualização positiva enquanto o pontífice de 88 anos luta contra uma pneumonia.

Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, há quase cinco semanas, devido a uma infecção respiratória grave que exigiu tratamento contínuo.

“A condição clínica do Santo Padre continua melhorando”, disse a última atualização médica detalhada sobre sua condição.

O papa estava usando ventilação mecânica não invasiva durante a noite em sua internação no hospital, o que envolve a colocação de uma máscara sobre o rosto para ajudar a empurrar o ar para os pulmões.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Essa ventilação foi “suspensa”, segundo o comunicado. Mas o comunicado afirma que o papa ainda está recebendo oxigênio por meio de uma pequena mangueira sob o nariz.

Os médicos do papa acreditam que sua infecção está sob controle, disse a assessoria de imprensa do Vaticano logo após a divulgação do último comunicado. O papa não está com febre e seus exames de sangue estão normais, disse.

O papa tem sido descrito como estando em uma condição estável ou melhorando há duas semanas, mas o Vaticano ainda não deu um prazo para sua alta, dizendo que sua recuperação está sendo lenta.

Francisco é propenso a infecções pulmonares porque teve pleurisia quando era jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

Ele está recebendo fisioterapia respiratória para ajudar na respiração e fisioterapia para ajudar na mobilidade. Ele tem usado uma cadeira de rodas nos últimos anos devido a dores nos joelhos e nas costas.

Médicos não envolvidos no tratamento de Francisco disseram que o papa provavelmente enfrentará um longo e difícil caminho de recuperação, devido à sua idade e a outras condições médicas.

Reportagem distribuída pela Reuters.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas