Trump anuncia aplicação de tarifa de 10% sobre importações do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) a imposição de tarifa de 10% sobre as importações de produtos do Brasil, como parte de seu pacote de tarifas recíprocas. O Brasil está entre os países que receberam a menor tarifa, de 10%, que conforme Trump será a “tarifa básica” a ser aplicada pelos EUA.
Confira as tarifas anunciadas por Trump para os outro países
- 49% para o Camboja,
- 46% para o Vietnã,
- 34% para a China,
- 32% para Taiwan,
- 31% para a Suíça,
- 30% para a África do Sul,
- 26% para a Índia,
- 25% para a Coreia do Sul,
- 24% para o Japão,
- 20% para a União Europeia
- 10% para o Reino Unido.
A medida intensifica uma guerra comercial que o presidente norte-americano iniciou em seu retorno à Casa Branca. As taxas abrangentes erguerão novas barreiras ao redor da maior economia consumidora do mundo, revertendo décadas de liberalização comercial que moldaram a ordem global. Espera-se que os parceiros comerciais respondam com contramedidas próprias que podem levar a preços mais altos para tudo, de bicicletas a vinho.
Durante evento na Casa Branca, para anúncio das tarifas globais recíprocas, Trump afirmou:
“Estamos finalmente colocando os norte-americanos em primeiro lugar. Nós subsidiamos muitos países e os mantemos funcionando e nos negócios”, disse Trump sobre os parceiros comerciais, especificamente México e Canadá. “Por que estamos fazendo isso? Quero dizer, em que ponto dizemos que vocês têm de trabalhar por si mesmos?”
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Os déficits comerciais não são mais apenas um problema econômico. Eles são uma emergência nacional”, afirmou o presidente dos EUA.
Conteúdo distribuído pela Reuters
Ouça a rádio de Minas