Azeite mineiro: clima impulsiona expectativa de safra histórica em 2026
A olivicultura de Minas Gerais se prepara para iniciar a colheita de azeitona para a produção de azeite na virada do ano, com uma das melhores expectativas dos últimos anos.
As condições climáticas muito favoráveis registradas ao longo de 2025 impulsionaram o desenvolvimento das oliveiras, que estão carregadas e com frutos uniformes. A projeção é que a safra de 2026 supere significativamente a colheita anterior e se aproxime do recorde histórico da Serra da Mantiqueira.
Comissão da Assembleia aprova parecer do teto de gastos do Propag
A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais emitiu, nesta terça-feira (9), parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 71/25, que trata do teto de gastos no âmbito da adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O relator da matéria, deputado estadual Adalclever Lopes (PSD), foi a favor da manutenção do texto original.
De autoria do governador Romeu Zema (Novo), a proposta foi desmembrada do Projeto de Lei (PL) 3.731/25, também de autoria do governador, que permite a renegociação da dívida de Minas Gerais com a União a partir da adesão ao Propag. O texto passou a integrar o pacote de medidas do Propag encaminhadas pelo Executivo à Assembleia.
Marília Campos reafirma disputa ao Senado e diz que PT definirá estratégia em Minas
A passagem da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), por Brasília nesta terça-feira (9), contemplou o reconhecimento público que o município recebeu na Câmara dos Deputados pelo Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025, mas trouxe à tona uma possível movimentação eleitoral que o PT mineiro prepara para 2026.
Única homenageada entre os agraciados, Marília representou a cidade e, ao falar sobre a gestão municipal, abriu espaço para tratar do cenário político que se forma no partido.
Ouça a rádio de Minas