Decreto de Zema altera regras para estatais com medidas como a proibição de reajustes
O governador Romeu Zema (Novo) decretou uma alteração nas normas de classificação de estatais mineiras de acordo com sua dependência dos recursos públicos. A determina que as companhias apresentem demonstrações que comprovem sua independência financeira sob pena de entrar em um plano de recuperação que congela reajustes salariais e a criação de novos cargos nas estruturas corporativas. As estatais que precisam de recursos públicos para despesas básicas como o custeio de pessoal são consideradas ‘dependentes’ e as que conseguem suprir seu funcionamento com o próprio lucro são chamadas ‘não dependentes’.
Repasses da PBH a hospitais filantrópicos são discutidos com Ministério do Trabalho
Representantes dos hospitais filantrópicos 100% SUS de Belo Horizonte participaram, nesta quinta-feira (8), de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho para discutir os repasses financeiros às instituições, feitos pela Prefeitura, após atrasos registrados no fim de 2025. Segundo os hospitais, parte dos valores devidos foi paga nos últimos dias, o que permitiu o pagamento da folha dos trabalhadores celetistas. Ainda assim, as instituições apontam a necessidade de maior previsibilidade no fluxo de repasses.
Novo controle de fronteiras da Europa muda imigração; o que saber antes de viajar
Embora o novo Sistema de Entrada/Saída (EES) da União Europeia tenha entrado em vigor em outubro de 2025, o processo está em fase de adaptação e funcionamento parcial até abril de 2026. Para quem viaja entre janeiro e abril deste ano, o principal desafio é lidar com um sistema ainda em implantação. Mas, informação e planejamento ajudam a evitar contratempos na imigração europeia. Entenda o que muda com o novo EES
Ouça a rádio de Minas