Denúncias de fraudes de mineradoras motiva pedidos de CPIs em BH e Brasília

A deflagração da Operação Rejeito nesta quarta-feira (17) teve ecos políticos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Polícia Federal (PF) investiga uma organização suspeita de fraudar licenciamentos ambientais para atuação irregular de mineradoras na Região Metropolitana de Belo Horizonte e expediu mais de 100 mandados que incluem prisões e busca e apreensão.
A investigação da PF abrange mais de quarenta empresas que atuam na distribuição de propinas e reúne uma rede de pessoas com atuações financeiras e políticas para viabilizar atividades minerárias em áreas como a Serra do Curral, cartão-postal da capital mineira.
Saiba quem são os alvos da operação
Novas barragens de contenção estão prontas para chuvas na divisa de BH com Contagem
O período chuvoso em Belo Horizonte começa em outubro e a prefeitura da capital aposta na atuação de três novas barragens de contenção, construídas no limite com Contagem, para reduzir os impactos das inundações.
As estruturas são as bacias B3, em Contagem; B5, localizada na divisa entre os dois municípios, na Avenida Tereza Cristina; e a bacia de detenção do Olaria, na região do Barreiro.
Banco americano compra participação relevante das ações da Copasa
O banco de investimentos Goldman Sachs comprou 5,04% da participação societária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), de acordo com comunicado enviado ao mercado financeiro na noite dessa terça-feira (16). A operação corresponde a aquisição de 19.146.747 de ações ordinárias da estatal.
No documento, o banco informou que a aquisição não envolve mudança na composição do controle acionário ou na alteração da estrutura administrativa da Companhia, ou seja, ela continua sendo controlada pelo governo de Minas.
Ouça a rádio de Minas