Itatiaia

Deputada diz que vice-governador de Minas a ameaçou e exigiu desculpas de marido

Lud Falcão (Podemos) relatou ter recebido uma ligação de Mateus Simões ameaçando ‘fechar as portas’ para pedidos da parlamentar se seu marido não se desculpasse por críticas feitas à gestão estadual
Deputada diz que vice-governador de Minas a ameaçou e exigiu desculpas de marido
Foto: Marcelo Sant'Anna / ALMG

A deputada estadual Lud Falcão (Podemos) acusou o vice-governador Mateus Simões (PSD) de ter ameaçado lhe ‘fechar as portas’ do Executivo para caso Luís Eduardo Falcão (sem partido), marido da parlamentar, não se desculpasse por críticas feitas à gestão estadual. Em vídeo publicado no perfil do Instagram da deputada na última quarta-feira (21), ela afirma ter recebido uma ligação de Simões em tom de ameaça minutos após Luís Eduardo Falcão ter feito um vídeo com críticas a um pronunciamento do vice-governador com uma ironia ao apoio prestado por uma cidade do interior à Polícia Militar.

Leia a matéria completa

Enamed: sindicato pede cautela em análise de notas das faculdades particulares em MG

Os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, acenderam um sinal de alerta no ensino superior. Dos 351 cursos de medicina avaliados pelo Ministério da Educação, cerca de 30% ficaram com conceitos 1 ou 2, considerados insuficientes. Em Minas Gerais, todas as instituições com desempenho baixo são privadas. Para o professor Paulo Leite, superintendente e porta-voz do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG), o resultado surpreende, mas precisa ser analisado com cautela, diante do nível de exigência do exame e da complexidade para manter um curso de medicina.

Leia a matéria completa

Excesso de produtividade e redes sociais afetam saúde mental de jovens, diz especialista

A campanha Janeiro Branco, que propõe ampliar o debate sobre saúde mental no início do ano, chama atenção para o avanço do adoecimento psíquico, especialmente entre jovens adultos. Segundo o psiquiatra Rodrigo Barreto Huguet, da Rede Mater Dei de Saúde, a combinação entre cobrança por produtividade constante e uso excessivo das redes sociais tem contribuído para o aumento de quadros de ansiedade, estresse e sofrimento emocional. Para o especialista, o adoecimento mental está relacionado a um modelo que envolve predisposição individual e exposição prolongada ao estresse.

Leia a matéria completa

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas