Executivo da Vale se pronuncia sobre extravasamentos em MG e relaciona incidentes com chuvas
A Itatiaia entrevistou na tarde desta segunda-feira (26) Rafael Bittar, vice-presidente Executivo Técnico da Vale, que se pronunciou sobre os casos de extravasamentos em minas da empresa no interior de Minas Gerais, ocorridos nesse domingo (25).
Segundo o executivo, o volume de chuvas registrados na Região Central do estado tem relação com os incidentes. As causas serão apuradas. “Não houve, é importante frisar, nenhum transporte de rejeito de mineração em nenhuma dessas duas ocorrências”, afirmou.
‘Não há contaminante transportado para os rios’, diz executivo da Vale após extravasamentos
Em entrevista à Itatiaia nesta segunda-feira (26), Rafael Bittar, vice-presidente Executivo Técnico da Vale, minimizou possíveis impactos ambientais após os casos de extravasamentos em minas da empresa no interior de Minas Gerais.
Pela manhã, a Defesa Civil de Congonhas confirmou que parte do líquido escoou para o rio Maranhão. O órgão afirmou que monitora a situação no local.
Vinho de inverno: pesquisa valida 9 novas variedades de uvas para dupla poda em MG
Após sete anos de pesquisas intensas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) validou nove novas variedades de uva que se adaptam com sucesso à técnica da dupla poda. A descoberta para a viticultura brasileira quebra a hegemonia das consagradas Syrah e Sauvignon Blanc, permitindo que produtores ampliem o portfólio de vinhos de colheita de inverno para atender a diferentes perfis de consumidores.
O estudo, iniciado em 2015 com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), foi realizado em parceria com a vinícola Casa Geraldo, em Andradas, no Sul de Minas. Ao todo, doze cultivares foram testadas entre 2018 e 2022 para verificar quais respondiam melhor ao manejo (dupla poda) que desloca a colheita para o período seco do ano, quando a amplitude térmica e a insolação favorecem a maturação da fruta.
Ouça a rádio de Minas