Federalização da Copasa: Base de Zema comandará comissão especial da PEC do Referendo na ALMG

O deputado estadual Cássio Soares (PSD) foi escolhido presidente da comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que vai analisar a PEC 24, proposta que elimina a obrigatoriedade de um referendo popular para a privatização da Copasa.
A proposta integra o pacote do governo Romeu Zema (Novo) para levantar cerca de R$ 34 bilhões — valor que corresponde a aproximadamente 20% da dívida com a União — dentro das negociações para adesão de Minas ao Propag, o programa federal de renegociação de dívidas estaduais.
Tarcísio fora das eleições presidenciais deve afastar Simões do PSD e reforçar aliança em torno de Pacheco
A confirmação do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), em encontro presencial com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), nesta quarta-feira (1), de que não será candidato à presidência da República deve atrapalhar os planos do vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), de ir para o PSD para disputar o governo do estado.
Com a decisão de Tarcísio de concorrer à reeleição, depois conversa que teve com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, vai considerar a possibilidade de se manter na aliança em torno da reeleição de Lula à Presidência em 2026. Com isso, o partido de Kassab terá como candidato natural ao governo em Minas o senador Rodrigo Pacheco, que é do partido e foi peça fundamental no crescimento da legenda no estado.
Zema defende que Simões mude de partido para se fortalecer nas eleições de 2026
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu, nesta quinta-feira (2), que seu vice, Mateus Simões (Novo), mude de partido para disputar o governo do estado na eleição do ano que vem. Simões é a aposta de Zema como herdeiro do cargo e tem avançado nas conversas com o PSD para trocar de legenda para a disputa eleitoral de 2026.
Em coletiva de imprensa, Zema afirmou que Simões é seu braço direito e que as últimas eleições mostraram que houve mudanças de cenário que reforçam a necessidade de movimentações partidárias para garantir a vitória nas eleições. No caso do vice, o governador considerou que em outro partido, ele poderia ter mais tempo de rádio e TV, além de contar com uma bancada maior de prefeitos e deputados.
Ouça a rádio de Minas