Itatiaia

Governo de Minas estuda rever processos com participação de citados na Operação Rejeito 

Dezenas de organizações são citadas na investigação
Governo de Minas estuda rever processos com participação de citados na Operação Rejeito 
Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais acionou o Ministério Público (MPMG) pela revisão dos licenciamentos ambientais concedidos a empresas citadas na Operação Rejeito, da Polícia Federal (PF). Dezenas de organizações são citadas na investigação que aponta pagamento de propina para obtenção de permissão para minerar em áreas críticas como a Serra do Curral. 

Durante um evento para a reabertura do bloco cirúrgico do Hospital Cristiano Machado, em Sabará, o vice-governador Mateus Simões (Novo) ainda afirmou que o Executivo Estadual estuda uma forma de auditar processos que tiveram a participação de servidores exonerados por possível participação no esquema investigado. 

Veja o que disse Mateus Simões  

Zema comenta Operação Rejeito e defende secretária: ‘Sofreu uma ameaça de morte’ 

Nesta terça-feira (23), o governador Romeu Zema (Novo) reiterou seu posicionamento a favor da Operação Rejeito e em defesa da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo. Durante evento em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele recordou o episódio em que a titular da pasta relatou ameaças de um dos presos na investigação da Polícia Federal. 

Em março do ano passado, o ex-deputado estadual João Alberto Paixão Lages foi indiciado pela Polícia Civil por ter ameaçado Marília Melo. Ele teria tentado coagir a secretária a aprovar o licenciamento ambiental da Fleurs Global Mineração, empresa que atua na Serra do Curral. 

Saiba o que é a ‘Operação Rejeito’  

Azeite produzido na Serra da Mantiqueira ganha prêmio de melhor azeite brasileiro em Paris 

O Mantikir Grapollo, produzido em Maria da Fé, conquistou o segundo lugar no ranking do Hemisfério Sul, no Olio Nuovo Days, durante o Festival Du Monde, promovido pelo jornal francês Le Monde, em Paris. Produzido pela Vinícola Essenza, o azeite foi considerado pelo segundo ano consecutivo o melhor do Brasil. 

A vinícola também recebeu a Medalha Premium de Ouro com o rótulo Mantikir Coratina. A monovarietal Grappolo, de origem italiana, passou por um processo de adaptação para ser cultivada na Serra da Mantiqueira. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolveu o clonal exclusivo da planta. 

Veja o preço do azeite Mantikir Grapollo  

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas