Em meio às negociações de federalização, Codemge quer ampliar contrato de exploração do nióbio com a CBMM

A presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Luísa Barreto, afirmou nesta quarta-feira (18), em entrevista ao Jornal da Itatiaia, que a empresa está em negociações com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para ampliar os contratos de exploração do nióbio em Araxá.
A Codemge foi apontada pelo governo Zema como um dos ativos do estado que podem ser federalizados nas negociações para a redução da dívida de Minas com a União, por meio do Programa de Pleno Pagamento de Dívida dos Estados (Propag). No entanto, o valor da companhia vem sendo alvo de indefinições.
Novo coordenador da bancada mineira fala em manter ‘união’ e defende diálogo com Lula e Zema
Eleito na terça-feira (17) novo coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, o deputado federal Igor Timo (PSD) afirmou que um dos focos da sua gestão será manter a unidade do grupo para atender às necessidades do Estado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Nós sabemos que as demandas são distintas e sabemos que elas se renovam. Então, é fundamental que a gente tenha aqui essa unidade, que hoje ficou clara, eu acho que há um sentimento comum de que a bancada precisa se manter unificada. A gente tem conseguido, nesses últimos anos, bons resultados para o nosso Estado em função dessa união e o que a gente quer é manter essa união e expandir o alcance desse projeto unificado para todos os rincões do nosso Estado”, declarou o parlamentar à Itatiaia.
Obras de IMEI e centro de saúde avançam no antigo aeroporto Carlos Prates, em BH
As obras de construção de um IMEI (Instituição Municipal de Educação Infantil) e de um centro de saúde no terreno do antigo aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, estão próximas da conclusão. De acordo com informações da prefeitura, a previsão é que ambos os equipamentos sejam entregues no segundo semestre de 2025.
O centro de saúde tem inauguração prevista para a segunda quinzena de agosto, enquanto a IMEI já está com 60% das obras concluídas. Esses novos equipamentos fazem parte de um projeto maior de transformação da área do antigo aeroporto em um novo bairro.
Ouça a rádio de Minas