PEC que viabiliza privatização da Copasa deve ser votada nesta 5ª com novos protestos
A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023 em primeiro turno deve acontecer nesta quinta-feira (23). Na reunião de plenário das 14h, as seis sessões obrigatórias de discussão já terão se completado e os deputados estaduais poderão decidir pela manutenção ou retirada do artigo que define que a Copasa só pode ser privatizada mediante autorização dos eleitores mineiros via referendo popular.
Nesta quarta-feira (22), a discussão sobre a companhia de saneamento movimentou a Assembleia. Milhares de servidores lotaram a Casa para se manifestar contra a privatização em uma audiência pública marcada por discurso em defesa da manutenção da estatal e de protesto contra o governo de Romeu Zema (Novo) e a gestão atual da empresa.
Para uma plateia de costas, presidente da Copasa fala em audiência sobre privatização
O presidente da Copasa, Fernando Passalio, participou da audiência pública sobre a privatização da Companhia de Saneamento do estado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (22). Com milhares de servidores da estatal lotando a Casa, a fala do diretor foi marcada por protestos.
Passalio teve dificuldades ao começar sua fala, que foi abafada pelas vaias dos servidores. Presidente da Comissão do Trabalho, Previdência e da Assistência, o deputado Betão (PT) precisou intervir e pedir que a plateia ouvisse o presidente da Copasa para o prosseguimento da audiência. Os trabalhadores trocaram as vaias por ficar de costas para o diretor durante seu discurso.
Senador Carlos Viana afirma ser favorável à privatização da Copasa, discutida na ALMG
O senador mineiro Carlos Viana (Podemos) afirmou, nesta quarta-feira (22), ser favorável à privatização da Copasa, pauta que é discutida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos últimos dois dias.
Ao contrário do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que nessa terça-feira (21) disse ser contra o fim do referendo popular para a desestatização da companhia, Viana defendeu que a privatização dos serviços de água e esgoto são “importantes para atrair investimentos e garantir à população 100% de água tratada e tratamento de esgoto para os nossos rios”.
Ouça a rádio de Minas