Itatiaia

População em extrema pobreza caiu 40% em 2023, diz Observatório Brasileiro das Desigualdades

Maior parte de brasileiros em extrema pobreza são negras e vivem no Nordeste; apesar de avanços na redução da extrema pobreza, concentração de renda no país aumentou em 2023
População em extrema pobreza caiu 40% em 2023, diz Observatório Brasileiro das Desigualdades
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O número de brasileiros na extrema pobreza, ou seja, que vivem com menos de R$ 109 por mês, caiu 40% em 2023. É o que aponta um levantamento do Observatório Brasileiro das Desigualdades, divulgado nesta terça-feira (27).

Segundo o relatório, o Nordeste se mantém como a região de maior população em extrema pobreza, com 2,7% dos habitantes nessas condições.

A pesquisa também mostrou que a maior parte das pessoas que compõem essa faixa econômica continua sendo formada por mulheres e homens negros. Mas também houve avanços em 2023. O número de mulheres negras na extrema pobreza caiu 45,2%, e o de homens negros, 39%.

Confira o levantamento completo

Beneficiários do Bolsa Família reclamam de golpe que leva criminosos a acessar contas

Beneficiários do programa Bolsa Família têm se queixado de golpes que permitem o acesso de criminosos às contas bancárias em que recebem o dinheiro.

Por meio do chamado phishing, os criminosos têm acesso a dados pessoais e acessam o aplicativo Caixa Tem para roubar valores dos beneficiários. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou um alerta com procedimentos que podem ser adotados para impedir o acesso de criminosos às contas.

Confira aqui o alerta

Governo fecha acordo no Congresso e vai editar novo decreto sobre armas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), retirou da pauta de votação da Casa nesta terça-feira (27) um projeto de decreto legislativo (PDL) que anula trechos de um decreto sobre o acesso a armas assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.

A medida foi tomada depois de o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), costurar um acordo com o autor do projeto, deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO), e o relator do texto na Casa, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), para que um novo decreto seja editado contemplando as mudanças propostas pelo Congresso. A expectativa é que isso aconteça até a próxima segunda-feira (2).

Um dos pontos de discórdia é a liberação para que clubes de tiro possam operar em um raio de um quilômetro de escolas, creches e universidades.

Leia a reportagem completa

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas