Itatiaia

Tarifa Zero em BH: projeto de lei que implementa gratuidade na capital é protocolado na Câmara 

A tramitação do PL inclui avaliações pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e outras comissões temáticas antes de ser apreciado em plenário
Tarifa Zero em BH: projeto de lei que implementa gratuidade na capital é protocolado na Câmara 
Foto: PBH / Divulgação

O projeto de lei da “Tarifa Zero” em Belo Horizonte, que visa implementar a gratuidade no transporte público por ônibus para todos os moradores da capital mineira, foi protocolado na Câmara Municipal assinado por 22 vereadores. 

A proposta, da vereadora Iza Lourença (PSOL), prevê a eliminação da tarifa de R$ 5,75, atualmente a mais alta entre as capitais do Sudeste e quarta mais cara do Brasil. 

Confira detalhes da discussão 

Após ‘farpas’ com o governo federal, Zema vai a evento da BR-381 e diz irá ‘cobrar’ duplicação 

O governador Romeu Zema (Novo) se encontrou com representantes da concessionária vencedora da licitação da BR-381, conhecida como Rodovia da Morte, e que será responsável pelo trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Na mensagem, publicada nas redes sociais, Zema disse que acompanhará e irá cobrar a duplicação que ele afirma ter sido “prometida por décadas e nunca saiu do papel”. 

Saiba mais sobre a ‘nova 381’ 

Alfenas poderá ter unidade do IF Sul de Minas 

O Instituto Federal do Sul de Minas poderá ter uma unidade em Alfenas. A negociação está sendo feita entre a prefeitura de Alfenas e o campus do IF de Machado. O objetivo é oferecer cursos técnicos e tecnológicos, gratuitamente. 

Nessa quarta-feira (5), aconteceu uma reunião entre o vice-prefeito de Alfenas, Eliacim do Carmo, a secretária municipal de Educação, Thaís Salles, e representantes do IF campus 

Saiba mais sobre o projeto 

Produção de azeite deve ter baixa em 2025, aponta Epamig; saiba mais sobre a Azeitech 

O ano de 2024 marcou um ciclo importante para a olivicultura brasileira, com premiações que destacaram a qualidade dos azeites nacionais e uma produção expressiva na Serra da Mantiqueira.  

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), pioneira na extração de azeite extravirgem no Brasil, acompanha o comportamento da produção, com pesquisas que impulsionam avanços e buscam minimizar os impactos da bienalidade — oscilação da produção em anos consecutivos — e das mudanças climáticas na olivicultura. 

Saiba o que esperar da safra de 2025 

Câmara de BH aprova projeto de lei que facilita abertura de startups em BH 

Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, nesta quarta-feira (05), em segundo turno, o projeto de lei que regulamenta na capital mineira o Marco Legal das Startups. O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito em exercício, Álvaro Damião (União). 

O Projeto de Lei 1012/ 2024, em 2º turno propõe medidas para estimular atividades de ciência, tecnologia e inovação em Belo Horizonte. O objetivo, segundo o texto, é fomentar a inovação, aumentar a produtividade e modernizar a economia local. 

Saiba mais sobre o projeto 

Cletinho quer abrir desvio na BR-040 para que motoristas não paguem pedágio; entenda 

O senador Cleitinho (Republicanos) ‘promete’ abrir um desvio na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Brasília, para que os motoristas não precisem pagar o pedágio instalado em Paracatu, no Noroeste de Minas. 

A medida é uma espécie de ‘protesto’ aos novos valores que o senador alega que serão cobrados pela concessionária VINCI Highways, que começa a operar a partir do dia 10 de março. Os novos valores ainda não foram divulgados. 

Confira os valores dos pedágios atuais 

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas