‘Raio-X’ do TCU mostra cenário de obras paralisadas, com destaque para Minas Gerais

O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de um relatório de auditoria operacional, examinou as ações governamentais destinadas a retomar obras públicas paralisadas ou inacabadas, que são financiadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Embora o documento não forneça um número exato de obras atrasadas especificamente para Minas Gerais, ele inclui o estado em um panorama mais amplo.
Maioria dos brasileiros acredita em prejuízos com o tarifaço de Trump, diz Datafolha
O tarifaço de Donald Trump deve prejudicar a economia brasileira para 89% da população, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31). Do total, 66% acreditam que a medida do presidente americano vai “prejudicar muito” a economia. Outros 23% afirmam que haverá “pouco prejuízo”, enquanto 7% alegam que não haverá impacto negativo.
A ideia de que o tarifaço vai prejudicar a economia brasileira é mais forte entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dos quais 92% afirmam que haverá prejuízo. Entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última eleição, 87% acreditam em problemas econômicos devido à sobretaxa.
União cobra R$ 2 bilhões da Vale por exploração ilegal de minério em Nova Lima
A Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma ação na Justiça Federal contra a mineradora Vale, acusando a empresa de explorar ilegalmente uma área pública em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O valor cobrado pelos danos causados chega a R$ 2 bilhões.
Mesmo com a permissão para passar tubulações por ali, análises feitas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) comprovaram que houve extração de minério na região da mina do Tamanduá, o que configura uso indevido de bem público. A própria empresa, segundo a AGU, teria admitido a retirada e comercialização do material.
Ouça a rádio de Minas