Itatiaia

Reajuste na conta de água começa a ser cobrado em fevereiro em Minas Gerais

Reajuste médio de 6,56% deve pesar mais no orçamento das famílias de baixa renda, segundo economista
Reajuste na conta de água começa a ser cobrado em fevereiro em Minas Gerais
Foto: Pixabay

Os consumidores mineiros vão sentir um aumento na conta de água que chega neste mês de fevereiro. A tarifa teve reajuste médio de 6,56% e, como passou a valer no último dia 22, a cobrança será proporcional neste primeiro mês. Segundo o economista Paulo Casaca, da Fundação IPAD da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o reajuste, que ocorre a cada quatro anos, vai pesar principalmente no orçamento das famílias de baixa renda. “Esse impacto vai aumentar a tarifa da água para todos, mas a gente sabe que ele pesa muito mais para as famílias de baixa renda do que para as de média e alta renda”, afirmou.

Leia a matéria completa

Assembleia de Minas retoma os trabalhos ainda com pendências do Propag na pauta

Os deputados estaduais de Minas voltarão à ativa nesta segunda-feira (2) em sessão solene na Assembleia Legislativa (ALMG). Com o fim do recesso parlamentar, a Casa retoma sua pauta em um novo ano, mas ainda com resquícios do tema que praticamente monopolizou o segundo semestre de 2025: a dívida do estado com a União. Embora a maior parte dos projetos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) tenha sido aprovada no ano passado, restaram na Assembleia o Projeto de Lei (PL) 3733/2025, que trata sobre a venda ou federalização de imóveis como forma de abatimento dos R$ 180 bilhões devidos à União, e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 71/2025, que adequa o teto de gastos às regras do modelo de refinanciamento do débito.

Leia a matéria completa

Pix vira aliado dos argentinos no Brasil e já é usado por 7 em cada 10 turistas

Cerca de 70% dos turistas argentinos que viajaram ao Brasil já utilizam o Pix como principal forma de pagamento durante a estadia. O dado aparece em uma pesquisa do Mercado Pago, realizada às vésperas do Carnaval, período que tradicionalmente aumenta o fluxo de visitantes estrangeiros e aquece o comércio em diversas regiões do país. Cerca de 70% dos turistas argentinos que viajaram ao Brasil já utilizam o Pix como principal forma de pagamento durante a estadia.

Leia a matéria completa

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas