Retomada da rotina pós-Propag e aspirações eleitorais marcarão a Assembleia em 2026
Discussões por meses a fio com reuniões canceladas ou adiadas, requerimentos e emendas contadas às centenas, e longas horas de debate em plenário — até mesmo virando a madrugada — marcaram a agenda da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2025. A urgência para a aprovação do pacote de projetos enviados pelo governador Romeu Zema (Novo) para adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) dominou a pauta da Casa, especialmente no segundo semestre. Para o próximo ano, o último desta legislatura, os deputados estaduais têm como desafio retomar o debate de projetos autorais, garantir a discussão de temas populares e, claro, preparar o terreno para as eleições de outubro.
Saiba quais projetos e temas devem ganhar destaque na Câmara de BH em 2026
Uma lista de projetos polêmicos de vereadores e propostas consideradas prioritárias pela Prefeitura de Belo Horizonte devem entrar na pauta de votações da Câmara Municipal em 2026.
Da parte de vereadores, há textos como o projeto batizado de “anti-Oruam”, que proíbe a prefeitura de financiar eventos que tenham artistas ou músicas que supostamente façam apologia ao crime.
Câmara de BH terá novo vereador a partir da próxima semana; entenda
O secretário de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, Rubem Rodrigues de Oliveira Júnior, conhecido como Rubão (Podemos-MG), irá assumir, na próxima semana, a cadeira do vereador Lucas Ganem (Podemos-MG), que pediu licença do mandato parlamentar por 121 dias.
À Itatiaia, o primeiro suplente do Podemos já havia adiantado que deixaria o cargo na prefeitura de BH para tomar posse como vereador na Câmara Municipal (CMBH).
Ouça a rádio de Minas