Safra de algodão 2024/2025 avança e alerta cotonicultores sobre Bicudo-do-algodoeiro

A safra de algodão 2024/2025 segue avançando no Brasil. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a evolução da semeadura no Piauí foi a mais expressiva, passando de 83% em dezembro para 100% na segunda semana de janeiro.
Para garantir uma safra produtiva e de qualidade, os cotonicultores devem estar atentos aos desafios no campo, especialmente à incidência de doenças e insetos como o Bicudo-do-algodoeiro.
Assembleia de Minas define integrantes e presidentes de comissões; veja lista completa
Os líderes dos blocos parlamentares formalizaram nesta terça-feira (11) as indicações dos deputados para integrarem as comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os nomes foram lidos no plenário do parlamento mineiro.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Também foram indicados os presidentes e vice-presidentes dos colegiados. No entanto, a formalização destes nomes só acontecerá após uma reunião de cada uma das comissões, o que deve acontecer entre esta e a próxima semana.
Fuad Noman segue internado e com evolução do ‘quadro geral’, diz hospital
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), continua internado no Hospital Mater Dei, mas não apresenta nenhuma “anormalidade clínica nas últimas 24 horas” e tem melhora progressiva “do estado geral” de acordo com informações divulgadas no boletim médico desta terça-feira (11).
Fuad segue em reabilitação fisioterápica, motora e respiratória.
Tarifa Zero em BH: projeto de lei que implementa gratuidade na capital é protocolado na Câmara
O projeto de lei da “Tarifa Zero” em Belo Horizonte, que visa implementar a gratuidade no transporte público por ônibus para todos os moradores da capital mineira, foi protocolado na Câmara Municipal assinado por 22 vereadores.
A proposta, da vereadora Iza Lourença (PSOL), prevê a eliminação da tarifa de R$ 5,75, atualmente a mais alta entre as capitais do Sudeste e quarta mais cara do Brasil.
Após ‘farpas’ com o governo federal, Zema vai a evento da BR-381 e diz irá ‘cobrar’ duplicação
O governador Romeu Zema (Novo) se encontrou com representantes da concessionária vencedora da licitação da BR-381, conhecida como Rodovia da Morte, e que será responsável pelo trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
Na mensagem, publicada nas redes sociais, Zema disse que acompanhará e irá cobrar a duplicação que ele afirma ter sido “prometida por décadas e nunca saiu do papel”.
Alfenas poderá ter unidade do IF Sul de Minas
O Instituto Federal do Sul de Minas poderá ter uma unidade em Alfenas. A negociação está sendo feita entre a prefeitura de Alfenas e o campus do IF de Machado. O objetivo é oferecer cursos técnicos e tecnológicos, gratuitamente.
Nessa quarta-feira (5), aconteceu uma reunião entre o vice-prefeito de Alfenas, Eliacim do Carmo, a secretária municipal de Educação, Thaís Salles, e representantes do IF campus
Produção de azeite deve ter baixa em 2025, aponta Epamig; saiba mais sobre a Azeitech
O ano de 2024 marcou um ciclo importante para a olivicultura brasileira, com premiações que destacaram a qualidade dos azeites nacionais e uma produção expressiva na Serra da Mantiqueira.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), pioneira na extração de azeite extravirgem no Brasil, acompanha o comportamento da produção, com pesquisas que impulsionam avanços e buscam minimizar os impactos da bienalidade — oscilação da produção em anos consecutivos — e das mudanças climáticas na olivicultura.
Saiba o que esperar da safra de 2025
Câmara de BH aprova projeto de lei que facilita abertura de startups em BH
Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, nesta quarta-feira (05), em segundo turno, o projeto de lei que regulamenta na capital mineira o Marco Legal das Startups. O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito em exercício, Álvaro Damião (União).
O Projeto de Lei 1012/ 2024, em 2º turno propõe medidas para estimular atividades de ciência, tecnologia e inovação em Belo Horizonte. O objetivo, segundo o texto, é fomentar a inovação, aumentar a produtividade e modernizar a economia local.
Cletinho quer abrir desvio na BR-040 para que motoristas não paguem pedágio; entenda
O senador Cleitinho (Republicanos) ‘promete’ abrir um desvio na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Brasília, para que os motoristas não precisem pagar o pedágio instalado em Paracatu, no Noroeste de Minas.
A medida é uma espécie de ‘protesto’ aos novos valores que o senador alega que serão cobrados pela concessionária VINCI Highways, que começa a operar a partir do dia 10 de março. Os novos valores ainda não foram divulgados.
Ouça a rádio de Minas