Servidores do Fisco avaliam Codemig em R$ 54 bi; empresa está fora de lista do Propag
Cálculos do Sindicato dos Gestores e Auditores-Fiscais do Estado (Sinfazfisco-MG) disponibilizados à Itatiaia apontam que o valor de mercado da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) gira em torno de R$ 55 bilhões.
A avaliação da estatal que explora nióbio no Triângulo Mineiro não é divulgada publicamente e a empresa é um dos ativos mais importantes no âmbito da adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Comerciantes buscam alternativas para reduzir custos com energia elétrica
Diversos comerciantes já sentem os prejuízos causados pelo alto valor da conta de energia e estudam maneiras de não repassar o problema ao consumidor. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e do Sebrae, Marcelo Souza e Silva, cerca de 20% da renda dos lojistas é direcionada apenas para o pagamento da conta de luz.
O custo acaba sendo absorvido pelo próprio estabelecimento para evitar aumento nos preços dos produtos, o que afeta a competitividade. Alternativas de geração de energia limpa e renovável, como o modelo por assinatura e o uso de placas solares, podem aliviar o orçamento dos comerciantes.
Veja entrevista com Marcelo Souza e Silva
Após votação conturbada para Copasa, ALMG pode repetir ‘PEC do Referendo’ para Cemig
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) mal saiu de uma das mais atribuladas votações de sua história recente e pode ser obrigada a voltar a analisar uma matéria semelhante. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que derrubou a exigência de um referendo para autorizar a privatização da Copasa foi aprovada na última quarta-feira (5) não sem antes ter tornado o plenário da Casa palco de reuniões durante a madrugada e até troca de empurrões entre parlamentares.
Na quinta-feira, quando o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que pretende incluir a Cemig nas negociações de refinanciamento da dívida do estado com a União, a chance de uma nova ‘PEC do Referendo’ ser debatida pelos deputados volta a pairar sobre o Palácio da Inconfidência.
Ouça a rádio de Minas