Relembre a tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que completa 9 anos

Na ocasião, 19 pessoas morreram com o extravasamento de cerca de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro, que causou o soterramento do subdistrito de Mariana, Bento Rodrigues. Ao todo, foram 49 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo atingidos.
Tragédia de Mariana completa 9 anos: veja o que está previsto para o dia
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza, nesta terça-feira (5), um grande ato em Mariana (MG), em memória dos nove anos do rompimento da barragem em Mariana, na região Central de Minas Gerais. Com o lema “Lutar e organizar para os direitos conquistar”, o grupo realiza a ação para pressionar que a justiça e reparação integral a todos os atingidos seja garantida. A programação começa às 9h com um ato simbólico em Bento Rodrigues.
Como está Bento Rodrigues 9 anos depois do rompimento da barragem? Veja fotos
Quando a barragem de Fundão, em Mariana, de propriedade da mineradora Samarco, se rompeu, despejou cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no meio ambiente. O primeiro local atingido foi Bento Rodrigues, um distrito da cidade que foi destruído pela passagem dos rejeitos de minério que saíram da barragem no dia 5 de novembro de 2015.
Ouça a rádio de Minas