Zema barra projeto que prevê promoção por escolaridade a servidores do ensino superior
O governador Romeu Zema (Novo) vetou integralmente o Projeto de Lei (PL) que autoriza o Poder Executivo a conceder promoção por escolaridade adicional a servidores do ensino superior de Minas Gerais. O texto, aprovado em definitivo por unanimidade pelos deputados estaduais em dezembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), prevê a promoção por escolaridade adicional para um grupo de carreiras
Ministros de Lula devem deixar governo para concorrer em eleições de 2026
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enfrentar uma nova leva de mudanças ministeriais nos próximos meses, com a saída de ministros que pretendem disputar as eleições de 2026. A expectativa é que integrantes do primeiro escalão deixem os cargos para concorrer a governos estaduais, vagas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Pela legislação eleitoral, as alterações devem se intensificar até abril do próximo ano.
Peixes do rio Doce seguem impróprios para consumo após tragédia de Mariana
Após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, peixes do rio Doce ainda apresentam níveis elevados de contaminação por metais pesados e outras substâncias tóxicas. Um levantamento analisou 503 peixes de espécies como lambaris, cascudos, jundiás e mandis e constatou que, à época, o consumo era considerado inseguro. A pesquisa revelou a persistência da contaminação, com acúmulo de 13 metais, entre eles alumínio, bário, cádmio, cobalto, cromo, ferro, lítio, manganês, níquel, chumbo e zinco.
Ouça a rádio de Minas