Após análise da Funed, Anvisa suspende lotes de whey protein e canela em pó; veja quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão de um lote de suplemento proteico para atletas 100% Full Whey, da marca Fullife Nutrition, pertencente à empresa SFS Alimentos. O órgão também suspendeu um lote de canela em pó da marca Kinino, da HL do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios.
No caso do whey protein, o lote suspenso pela Anvisa foi o 2408J5. A medida foi adotada após análises realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
O estudo identificou, em laboratório, a presença de glúten, com detecção de trigo, centeio e cevada no produto, diferentemente do declarado no rótulo. A avaliação também identificou alegações não permitidas na rotulagem, com informações enganosas ao consumidor.
Canela com amido
A Funed também esteve à frente da avaliação do lote 371LAG2419 da canela-da-China em pó da marca Kinino. Nesse caso, a decisão pelo recolhimento foi motivada pela verificação da presença de amido, que não é um componente característico da canela.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O produto ainda teve resultado insatisfatório na avaliação de elementos histológicos e na pesquisa de matérias estranhas, tanto macroscópicas quanto microscópicas. Os parâmetros identificados não estão de acordo com a legislação sanitária.
Ambas as medidas foram publicadas na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (23).
Ouça a rádio de Minas