Belo Horizonte é oficialmente declarada ‘Capital da Corrida de Rua’; veja o que muda
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), sancionou, nessa segunda-feira (24), a Lei nº 11.926/2025, que declara a cidade “Capital da Corrida de Rua”. A nova legislação, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), institui datas comemorativas e ações voltadas à promoção dessa atividade na capital mineira.
A lei, que já está em vigor, busca consolidar Belo Horizonte como referência nacional na promoção de eventos esportivos voltados à corrida de rua. Ela também incentiva a prática de maratonas e corridas como forma de promover a saúde, o bem-estar e a melhoria do condicionamento físico da população.
Além disso, a legislação contribuirá para fomentar o esporte como instrumento de desenvolvimento social, econômico e turístico na Capital. A iniciativa poderá gerar novas oportunidades de lazer, negócios e visibilidade para Belo Horizonte.
De acordo com o texto, o Poder Executivo municipal poderá desenvolver ações de incentivo, apoio logístico, campanhas educativas e parcerias públicas e privadas que promovam a prática da corrida de rua. Também poderá incluir, no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município de Belo Horizonte (Cofem-BH), as principais corridas realizadas na cidade.
O objetivo é fomentar a divulgação, incentivar a prática esportiva e valorizar essas iniciativas como manifestações de interesse público. A nova legislação altera a Lei nº 11.397/2022, que consolida a instituição de datas comemorativas no município, e dá outras providências.
O texto final é resultado do Projeto de Lei nº 313/2025, aprovado em definitivo pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em outubro, de autoria dos vereadores Sargento Jalyson (PL) e Pablo Almeida (PL).
Ouça a rádio de Minas