Belo Horizonte proíbe eventos no dia 18 de agosto, data do ‘Enem dos concursos’
A partir desta quinta-feira (25), nenhum evento poderá ser marcado para o dia 18 de agosto em Belo Horizonte. O motivo é a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), que acontecerá nessa data, e reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos fazendo a prova em todo o País.
Também chamado de “Enem dos concursos”, o certame oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
Para garantir que os candidatos belo-horizontinos tenham silêncio e trânsito livre para fazer a prova, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou uma Portaria, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana, restringindo a autorização de eventos para a data.
“Fica restringida a autorização de eventos no município de Belo Horizonte na data de realização da prova do CPNU [Concurso Público Nacional Unificado] a ser realizado no dia 18 de agosto de 2024, com o objetivo de assegurar a tranquilidade e o silêncio indispensáveis aos participantes e a manutenção de boas condições no trânsito para acesso aos locais de provas, em atendimento às solicitações de apoio encaminhadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para garantia das condições de aplicação da prova no município”, diz o texto.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Eventos que já estavam programados antes da publicação da norma nesta quinta-feira, no entanto, poderão acontecer normalmente.
Mudança de data e show da Madonna
Na véspera do concurso unificado, quando estava marcado para o dia 5 de maio, outro grande evento mobilizava milhões de pessoas no Brasil: o show da Madonna na praia de Copabacana, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio. O espetáculo reuniu 1,6 milhão de pessoas. Fãs de todo o País, no entanto, acabaram não se programando para ir ao evento por conta da prova que aconteceria no dia seguinte.
De todo modo, o certamente foi adiado dois dias antes da data inicialmente prevista para acontecer, por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. Só naquele estado, estavam inscritos 86 mil candidatos para a prova em 10 cidades gaúchas. A tragédia afetou 478 municípios e 2 milhões de moradores, e causou a morte de 182 pessoas.
Para não prejudicar os candidatos gaúchos e garantir a igualdade de condições para todos os brasileiros de realizar o concurso, o governo federal decidiu adiar a prova, que passou, então, para o dia 18 de agosto.
Ouça a rádio de Minas