Equipamentos furtados com Césio-137 são recuperados em São Paulo

A AMG Brasil informou, na tarde desta segunda-feira, que foram recuperados os dois equipamentos medidores de polpa contendo Césio-137 furtados, no último mês de junho, da unidade operacional localizada em Nazareno, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.
A empresa foi comunicada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, o Cnen. O fato foi imediatamente repassado à Polícia Civil de Minas Gerais, que informou que o material está sob análise pericial da Cnen.
#PCMG informa que as duas caixas contendo Césio-137, supostamente furtadas de uma mineradora situada em Nazareno, foram localizadas, nesta segunda (10/7), no estado de São Paulo. O material está sob a análise pericial da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A #PCMG + pic.twitter.com/c1D4VVBDp1
— Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) (@pcmgoficial) July 10, 2023
De acordo com o comunicado da empresa, os equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo.
“A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle”, diz o documento.
A AMG Brasil esclarece que, assim como foi comunicado no momento do furto, tais medidores de densidade de polpa são utilizados comumente na indústria de mineração para medir a quantidade de minério que passa por uma tubulação durante o fluxo de produção e possuem uma fonte selada de Césio-137, revestida de aço inoxidável e blindada internamente por duas outras camadas de chumbo e aço.
A empresa explica ainda que as fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como “Categoria 5, Baixo Risco” pelas normas regulatórias, e, quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento), não oferecem qualquer risco à saúde.
Os equipamentos localizados serão encaminhados à empresa de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela Cnen.
Compromisso com a comunidade
A AMG Brasil reafirmou também no documento que reforça seu compromisso absoluto de atuar de maneira responsável e diligente perante a comunidade e lamenta qualquer preocupação que o incidente possa ter ocasionado a terceiros.
Além disso, a empresa agradeceu a colaboração da população, bem como dos órgãos e entidades que atuaram ativamente nas investigações que resultaram na bem-sucedida localização dos equipamentos.
Relembre o caso
De acordo com o registro policial da época, uma das fontes de Césio-137 foi guardada com segurança por um funcionário no dia 22 de maio. No entanto, no dia seguinte, o metal já não estava mais presente. A outra fonte estava instalada em uma tubulação de difícil acesso e também desapareceu.
Ouça a rádio de Minas