Franquia orienta empresas sobre tributos

Não é de hoje que a questão tributária no Brasil é considerada uma grande dor de cabeça por empresários e especialistas. Um dos acontecimentos mais importantes na história de Minas Gerais e do Brasil está ligado, justamente, à contestação a um imposto cobrado pela Coroa Portuguesa. A Inconfidência Mineira foi – em resumo – uma revolta contra o pagamento de impostos sobre a mineração do ouro na Capitania.
De lá pra cá, fazer um planejamento tributário e ser capaz de reverter pagamentos impróprios junto ao fisco se tornou fundamental para a saúde das empresas. Em Belo Horizonte, a Studio Fiscal, braço do Grupo Studio, oferece expertise no tema e se dedica, especialmente, às empresas de médio e pequeno porte.
O sócio-diretor da unidade de Belo Horizonte, Saulo Menezes, viu na metodologia que busca soluções antijudiciais uma oportunidade de ajudar empresas que não têm departamentos estruturados capazes de lidar com a complexidade da legislação brasileira e, de certa maneira, com um futuro que já se desenha.
“Para ser sincero, nem mesmo as grandes empresas possuem departamentos que deem conta de tudo. No caso delas, o problema é o volume. Mas é claro que as menores sentem mais o problema. Hoje nosso trabalho acontece do ‘agora para frente’, fazendo o planejamento, indicando os melhores caminhos e corrigindo os erros recorrentes. E também atuamos do ‘agora para trás’, revendo e corrigindo os erros passados. Temos que buscar essa revisão porque estamos às portas de uma reforma tributária. Mesmo não sabendo quando vai acontecer, já sabemos as diretrizes e as empresas precisam estar prontas e organizadas pra isso”, explica Menezes.
A Studio Fiscal é uma franquia do Grupo Studio, fundado em Porto Alegre (RS), em 1998. A adoção do franchising como modelo para a expansão aconteceu em 2017. Segundo o sócio-diretor do Grupo Studio, Luiz Souza, toda a operação é concentrada em Porto Alegre. O papel do franqueado é fazer a parte comercial.
“Hoje somos a maior referência em consultoria fiscal do Brasil. Nosso core business é o mercado médio. Somos o maior recuperador de cashback para o cliente. As soluções antijudiciais são rápidas, o resultado sai em até 120 dias. O cliente tem uma angústia fiscal, acha que é um ‘vespeiro’. Ele tem dificuldades com revisão da base de cálculo de tributos federais e o planejamento tributário. Não sabe qual o melhor regime tributário para a empresa. O ICMS dá mais dor de cabeça que todos os impostos federais juntos. Nosso trabalho é apontar as melhores escolhas e deixar que o empreendedor se dedique ao negócio com tranquilidade”, afirma Souza.
Ouça a rádio de Minas