Legislação

Mesmo com suspensão do TCE-MG, Estado tem ‘convicção técnica’ de que avançará com obras no Vetor Norte

Estado contesta os fundamentos do documento, uma vez que todas as exigências legais teriam sido cumpridas
Mesmo com suspensão do TCE-MG, Estado tem ‘convicção técnica’ de que avançará com obras no Vetor Norte
Foto: Divulgação DER-MG

Após a suspensão da publicação do edital do lote de rodovias do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), o governo de Minas, por meio da Advocacia-Geral do Estado, protocolou nesta quarta-feira (30/04) uma petição junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para suspender os efeitos da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) que impediu a publicação do novo edital de concessão do Lote Rodoviário Vetor Norte.

O Estado contesta os fundamentos da suspensão e garante que todas as exigências legais foram cumpridas, com o envio das informações solicitadas e divulgação dos documentos técnicos.

“Temos muita convicção técnica que contamos com lastro para seguir adiante nessa concessão e vamos atuar para concretizar o projeto”, afirma o Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Segundo ele, os estudos foram desenvolvidos com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal estruturador de concessões do País. “Se adiarmos os investimentos, teremos consequências”, reforça.

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Com relação à cobrança do pedágio, o secretário destaca que a população se mostrou aberta à implementação. Dentre os benefícios analisados, estão a redução de 30% nas viagens em horário fora de pico, além do recuo em 45% no número de acidentes, fomentando 24 mil empregos diretos e indiretos.

Se adotado nas rodovias do Vetor Norte, o modelo de cobrança é conhecido como “free flow”, com pagamento proporcional ao trecho percorrido e dias utilizados. “Observamos que os cidadãos estão pré-dispostos a pagar pedágio, desde que percebam melhorias concretas”, acrescenta.

Já no primeiro ano, a expectativa é implementar faixas adicionais na MG-10 e pista exclusiva para corredor de ônibus. O projeto também inclui 76 quilômetros de novas pistas, duplicações ou terceiras faixas, 23 novas passarelas, 31 novas pontes e viadutos, além de três contornos, nas cidades de Lagoa Santa, Matosinhos, Prudente de morais, que receberão aportes de R$ 5 bilhões.

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