Legislação

INSS notifica 4 milhões de beneficiários para fazer Prova de Vida e evitar bloqueio do pagamento

Quem recebeu o aviso tem 30 dias para regularizar a situação pelo Meu INSS, pelo banco ou presencialmente; Instituto reforça alerta contra golpes.
INSS notifica 4 milhões de beneficiários para fazer Prova de Vida e evitar bloqueio do pagamento
Foto: INSS/Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou quatro milhões de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida, procedimento obrigatório para manter o pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios ativos. O aviso foi enviado por meio do aplicativo Meu INSS e também pelo extrato bancário do benefício.

De acordo com o órgão, a notificação foi direcionada apenas aos beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema do governo Federal. A partir da data do aviso, cada pessoa tem 30 dias para realizar o procedimento, sob pena de ter o benefício bloqueado.

Como fazer a Prova de Vida

O procedimento é simples e pode ser realizado sem sair de casa, pelos canais digitais. Confira as opções:

  • Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for solicitado;
  • Bancos: em algumas instituições, é possível fazer a Prova de Vida on-line, diretamente pelo aplicativo ou site do banco;
  • Presencialmente: o beneficiário pode ir até a agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.

Sistema automático cobre 80% dos beneficiários

Desde que a Prova de Vida passou a ser feita de forma automática, o INSS cruza dados oficiais de diferentes órgãos públicos para confirmar que o beneficiário está vivo, o que inclui registros de votação, vacinação e acesso a serviços públicos.

Segundo o Instituto, mais de 30 milhões de pessoas já estão com a Prova de Vida válida, o equivalente a 80% dos beneficiários. O novo sistema eliminou filas e deslocamentos desnecessários, trazendo mais conveniência e segurança aos aposentados e pensionistas.

Quem precisa se preocupar agora

Mesmo com a automatização, parte dos beneficiários ainda precisa fazer a comprovação manualmente, quando o sistema não consegue validar os dados de forma eletrônica. Nesses casos, o aviso é enviado exclusivamente pelos canais oficiais: Meu INSS, extrato bancário ou carta.

Atenção a golpes

O INSS reforça o alerta contra fraudes. O órgão não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem para solicitar a Prova de Vida. Também não envia servidores à casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar o procedimento.

“Desconfie de qualquer mensagem ou ligação fora dos canais oficiais. Jamais compartilhe senhas, documentos ou dados pessoais”, orienta o Instituto.

Em caso de dúvida, o beneficiário pode confirmar informações pelos canais oficiais:

  • Site: gov.br/inss
  • Aplicativo: Meu INSS
  • Central 135: atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h
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