Legislação

Governo dá ordem para construção de segunda via de trecho da Linha 2 do metrô de BH

Metrô BH havia solicitado ao governo de Minas que trecho entre as estações Ferrugem e Barreiro fosse em linha singela
Governo dá ordem para construção de segunda via de trecho da Linha 2 do metrô de BH
Obras no metrô de BH | Foto: Diário do Comércio/ Juliana Sodré

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) solicitou, nesta quinta-feira (9), que a empresa Metrô BH elabore um projeto executivo da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, considerando duas vias em todo o trajeto da malha metroviária. Com a decisão, agora, toda a extensão da nova linha será construída com duas vias como previa o projeto original.

A decisão ocorre porque, nas configurações atuais, cerca de dois quilômetros entre as estações Ferrugem e Barreiro, seriam projetados em linha singela, com somente uma via – o que poderia atrapalhar a fluidez do transporte no trecho. A configuração deficitária, conforme a Seinfra, foi fruto de um pedido feito pela concessionária que argumentava limitações técnicas para a execução da linha dupla, prevista no projeto original.

A partir da solicitação feita pela Metrô BH, a Seinfra demandou que a empresa apresentasse estudos que comprovassem a inviabilidade da linha dupla e a viabilidade da linha singela. No pedido, a secretaria exigiu que o novo projeto provasse que seria assegurado o cumprimento de todos os indicadores de desempenho previstos no contrato e manutenção da qualidade do serviço prestado à população.

No entanto, após a análise dos estudos, a Seinfra entendeu que há viabilidade para o trecho de linha dupla entre as estações Ferrugem e Barreiro. Dessa forma, com a exigência feita pelo governo estadual para o início do projeto executivo, a intervenção voltada para linha dupla no trecho avança para parte de detalhamento da obra.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas