Último dia para declarar o Imposto de Renda 2025; veja o que fazer se perder o prazo

O prazo para os contribuintes realizarem a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2025 vai até às 23h59 desta sexta-feira (30). Até às 10h01, 39.708.955 pessoas já haviam enviado suas informações à Receita Federal (RF) em todo o Brasil, sendo 3.903.280 em Minas Gerais. Nesse momento, a pergunta que muitos fazem é: o que fazer se eu perder o prazo do Imposto de Renda?
De acordo com a Receita Federal, cerca de 6,4 milhões de contribuintes no País e 601.248 em Minas ainda não fizeram a declaração do IRPF. Essas pessoas estão sujeitas à multa mínima de R$ 165,74, além da cobrança de juros. O valor a ser pago pode chegar a até 20% do valor devido ao Fisco.
Vale ressaltar que, se o contribuinte é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda, deixar de apresentá-la acarreta o status de “pendente de regularização” ou “omisso na entrega da declaração” no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Uma dica para evitar esse tipo de situação é fazer a entrega da declaração com o que estiver disponível, mesmo sem a documentação e os dados necessários. Isso porque é melhor ter que retificar a declaração posteriormente do que pagar uma multa por atraso na entrega do documento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Caso isso aconteça, o contribuinte terá dificuldades para obter financiamento, participar de programas sociais do governo federal ou emitir passaporte. A única forma de resolver essa situação é entregando a declaração, mesmo que após o prazo.
Saiba o que fazer se perder o prazo do IR 2025
Para entregar a declaração do IR 2025 com atraso, basta acessar o aplicativo ou portal da Receita Federal e seguir os mesmos passos para entrega da declaração do IR.
- Leia também: Maioria dos brasileiros vai pagar dívidas com a restituição do IR; veja como usar o dinheiro
Após isso, você é notificado sobre o lançamento da multa, e um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) é gerado. Ele deve ser pago em até 30 dias após a entrega da declaração. Depois desse prazo, o valor é acrescido de juros.
(Com informações da Agência Brasil)
Ouça a rádio de Minas