Segunda parcela do IPVA 2024 deve ser paga nesta semana em Minas

O período de pagamento para a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano para os mineiros que decidiram dividir a quitação da tarifa começa nesta segunda-feira (19) e vai até esta sexta (23), de acordo com o final da placa do veículo.
Confira a escala de vencimento da segunda parcela do IPVA em Minas:
- Final de placa 1 e 2: pagamento da segunda parcela vence em 19 de fevereiro
- Final de placa 3 e 4: pagamento vence no dia 20/2
- Final de placa 5 e 6: pagamento vence no dia 21/2
- Final de placa 7 e 8: pagamento vence no dia 22/2
- Final de placa 9 e 0: pagamento vence no dia 23/2
A quitação da segunda parcela pode ser realizada nos canais de atendimento ou guichês dos principais bancos no país, por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel.
Já nas casas lotéricas o pagamento do IPVA deve ser feito após apresentação do Documento de Arrecadação Estadual (Dae), que somente pode ser emitido no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (Sef – MG).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os motoristas que optarem pelo pagamento por Pix devem gerar o QR Code pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, ao clicar na opção “Emissão da Guia do IPVA”, na seção “IPVA”. O registro de transação pela modalidade deve conter as seguintes informações: beneficiado – Estado de Minas Gerais, com o CNPJ 18.715615/0001-60. O Banco Itaú é responsável pela emissão do QR Code.
A quitação da dívida após o prazo vai gerar uma multa de 0,3% por dia até o 30º dia. Caso o pagamento não seja realizado mesmo após esse período, haverá multa de 20% e juros criados pela Taxa Selic.
Atenção aos golpes
De acordo com o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da Sef – MG, Leônidas Marques, os motoristas devem ter atenção redobrada para os diversos golpes que envolvem o IPVA por meio da internet, redes sociais e aplicativos de mensagens.
“Orientamos o cidadão/contribuinte a não clicar em links, QR Codes, códigos de barras e outros recebidos em celulares ou e-mails. O site da Sef-MG é o único caminho seguro para gerar o QR Code do Pix ou emitir o Documento de Arrecadação Estadual“, alerta Marques.
*estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas