Legislação

PBH interdita empresa no Distrito Industrial Vale do Jatobá

A LOCTR - Tecnologia de Resíduos Ltda - já havia recebido três autuações nos últimos cinco meses
PBH interdita empresa no Distrito Industrial Vale do Jatobá
A Guarda Municipal auxiliu na interdição da empresa | Crédito: Divulgação/PBH

A empresa LOCTR – Tecnologia de Resíduos Ltda, localizada no Distrito Industrial do Vale do Jatobá, teve suas operações interditadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta sexta-feira (22), devido a irregularidades no descarte de resíduos nas redes de esgoto e drenagem pluvial. A autuação ocorreu após denúncias de moradores das proximidades dos córregos Jatobá e Olaria, que reclamaram da presença de mau cheiro na região.

Outras reclamações já haviam sido registradas, que resultaram em três autuações nos últimos cinco meses. Uma delas chegou a gerar multa de mais de R$ 50 mil. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também multou, neste mês, o empreendimento, por irregularidades identificadas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente formalizou um relatório de vistoria realizada na segunda-feira (18), citando problemas no controle operacional da empresa, instalações inadequadas para o trabalho e regras não cumpridas. O documento traz a recomendação de interdição total da atividade do estabelecimento, considerando o risco de degradação ao meio ambiente.

O parecer técnico também destacou outras irregularidades com as atividades da LOCTR, como ineficiência do sistema de tratamento de efluentes ou de lançamento sem tratamento em rede de esgoto da Copasa, com possibilidade de contaminação do solo, vegetação, ar (emissão de odores) e do curso d’água.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas