Legislação

Receita libera consulta a lote de restituição

A consulta para saber se está na lista de restituição é feita no site da Receita, no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no portal e-CAC
Receita libera consulta a lote de restituição
Foto: Luciano Luppa/Adobe Stock

São Paulo – A Receita Federal libera hoje a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda. O contribuinte poderá verificar se entrou na relação a partir das 10h (horário de Brasília).

A lista terá apenas contribuintes que estão na lista de prioridade. O Fisco pagará R$ 8,5 bilhões a 5,75 milhões de pessoas, com o depósito sendo feito em 28 de junho na forma definida pelo contribuinte no momento da entrega da declaração.

De acordo com a Receita, o segundo lote terá a seguinte divisão: 140.360 idosos com 80 anos ou mais; 1.024.071 idosos entre 60 e 79 anos; 66.287 contribuintes com deficiência ou doença grave; 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; 252.738 contribuintes que moram no Rio Grande do Sul; e 3.812.767 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pela restituição via Pix.

Segundo a Receita, a relação ainda terá pessoas que entregaram o IR de anos anteriores, mas que caíram na malha fina e só tiveram o pagamento liberado agora.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A consulta para saber se está na lista de restituição é feita no site da Receita, no aplicativo Meu Imposto de Renda (pelo celular ou tablet) ou no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC). É preciso ter conta nível prata ou ouro no portal gov.br.

Quem não foi contemplado agora, terá o valor corrigido quando receber. No caso do segundo lote, a Receita pagará 1% a mais da quantia a ser devolvida. Nos meses seguintes, a correção será de 1% e um acréscimo proporcional da taxa Selic, que atualmente está em 10,5% ao ano. (Fernando Narazaki)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas