Receita antecipa e libera programa para declaração do Imposto de Renda nesta terça-feira

São Paulo – A Receita Federal antecipou a liberação do programa de declaração do Imposto de Renda 2024 para esta terça-feira (12). Inicialmente, o download só seria disponibilizado a partir de sexta-feira (15), mesmo dia que começa o prazo de entrega. A declaração precisa ser entregue até o dia 31 de maio.
Após este período, o contribuinte que é obrigado a enviar seus dados para o fisco terá de pagar uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano. A expectativa da Receita é receber 43 milhões de declarações. No ano passado, foram 41,1 milhões, o maior número da história.
O supervisor do programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, afirmou que a antecipação permite ao contribuinte verificar as informações necessárias e separar a documentação exigida antes da declaração. No ano passado, a liberação ocorreu duas semanas antes do início do prazo.
O programa é baixado em um site específico de download da Receita. Também é possível declarar o IR pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou fazer a declaração online pelo Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os contribuintes podem preencher o documento começando uma declaração do zero ou importando os dados do ano anterior, ou optar pela declaração pré-preenchida, que também será liberada nesta terça. Neste ano, o recurso de preenchimento prévio dos dados só será permitido para quem conta ouro ou prata no portal gov.br. Clique aqui para saber como criar a conta e atingir o nível exigido. (Por Fernando Narazaki)
Ouça a rádio de Minas