TJMG apresenta ferramentas criadas por startups mineiras para facilitar atendimento

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou na segunda-feira (19) dois protótipos criados por duas startups do Estado, que foram contratadas pelo órgão por meio de edital.
A partir da ferramenta criada, as pessoas poderão conferir serviços como:
- consulta a processos e movimentações;
- temas a serem debatidos em audiências;
- acesso a documentos de audiências;
- contatos importantes;
- endereços e localização de varas.
O TJMG realiza testes com os protótipos desde o dia 1 de fevereiro no Fórum Lafayette, com o foco no atendimento ao público, em especial para as tarefas dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Juvid) da Comarca de Belo Horizonte.
As duas startups foram escolhidas a partir do Edital de Licitação 28/2023, cuja finalidade era selecionar uma empresa que fosse capaz de desenvolver uma ferramenta que viabilizasse a interação das pessoas, com os serviços do judiciário.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De acordo com o presidente do TJMG, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador atua em dois sentidos no mercado: a evolução de negócios inovadores que contribuem para a geração de empregos, e o maior contato do poder público com a sociedade.
“Nossa busca é por soluções tecnológicas inteligentes, que enfrentam os nossos maiores desafios para garantir uma prestação jurisdicional mais rápida, eficaz e acessível. Neste momento, como uma etapa desse movimento que iniciamos, encontramos na fase da experiência dos usuários, quando o público-alvo é convidado a testar os protótipos criados pelas startups selecionadas”, afirmou Pereira Filho.
Durante o período de testes, as startups vão coletar dados com o serviço dos protótipos e, a partir disso, apresentar relatórios dos resultados adquiridos e do perfil dos atendimentos feitos. Após esse processo, o TJMG fará a avaliação dos dados e analisará uma possível implementação das ferramentas.
*estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas