TJMG repassa R$ 14 milhões para reformas no Parque Municipal e no Teatro Francisco Nunes
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou, nesta quinta-feira (27), um convênio com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a revitalização do Parque Municipal Américo Renné Giannetti e modernização do Teatro Francisco Nunes. O acordo, com prazo de execução de 60 meses, prevê o repasse de cerca de R$ 14 milhões pelo Judiciário para custear reformas estruturais no parque e em seus acessos, além de obras de melhoria no teatro.
O presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, afirma que o projeto integra ações de requalificação do centro da cidade, envolvendo mobilidade, segurança e sustentabilidade ambiental. Ele destaca que as intervenções reforçam o papel do Parque Municipal como área pública estratégica para a região Central. “Essa parceria é fundamental para que possamos oferecer um parque cada vez melhor, mais seguro e mais integrado às necessidades da população”, afirma.
Para o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a iniciativa amplia a atuação do Judiciário. “Investir em um equipamento público, como o Parque Municipal, é a demonstração que o Tribunal quer fazer Justiça de uma maneira mais ampla, ou seja, também contribuindo para o funcionamento da cidade”, comenta.
Reformas no parque e no teatro
As intervenções incluem reformas nas entradas da Rua da Bahia e da Avenida Assis Chateaubriand, troca de pisos, pintura e revitalização de áreas de convivência e jardins. Também estão previstas melhorias no mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, bebedouros e aparelhos de ginástica, além da recuperação do coreto e impermeabilização de fontes e cascatas. O projeto contempla ainda a instalação de videomonitoramento, nova guarita e ponto de apoio para a Guarda Municipal.

No Teatro Francisco Nunes, que completou 75 anos em 2025, haverá uma modernização da infraestrutura e melhoria técnica para realização de espetáculos. O plano inclui aquisição de novos equipamentos de som, manutenção e substituição de poltronas, atualização do sistema de ar-condicionado central e conclusão das obras da subestação elétrica. A requalificação abrange ainda manutenção de peças das varas elétricas do palco e revitalização da portaria exclusiva de acesso pela Avenida Afonso Pena.
O local irá receber ainda nova guarita, portão exclusivo, sinalização atualizada, iluminação e estrutura para banners, com o objetivo de ampliar a visibilidade do teatro e garantir acesso independente em horários em que os portões do Parque Municipal estejam fechados.
Ouça a rádio de Minas