O fornecimento de água foi interrompido em todos os bairros de Salvador e mais 12 cidades baianas nesta terça-feira (5), segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A medida ocorre devido a uma grande operação de manutenção e melhoria no sistema de abastecimento, que começou às 3h da manhã.
De acordo com a Embasa, cerca de 500 profissionais distribuídos em 50 equipes estão trabalhando simultaneamente em diferentes pontos, incluindo a captação de água na barragem de Pedra do Cavalo, estações de tratamento, reservatórios e redes distribuidoras.
A previsão é que os serviços sejam concluídos na noite desta terça-feira, mas o retorno da água ocorrerá de forma gradual, podendo levar até 48 horas para normalização completa, especialmente em áreas mais altas e distantes.
Cidades afetadas pela interrupção
Além da capital baiana, os seguintes municípios também foram atingidos:
- Lauro de Freitas
- Simões Filho
- Candeias
- São Francisco do Conde
- Madre de Deus
- Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha)
- Santo Amaro
- Saubara
- Terra Nova
- Coração de Maria
- Conceição do Jacuípe
- Amélia Rodrigues
Orientações da Embasa
A diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, Joana Rolemberg, reforçou a importância do uso racional da água:
“Priorize as atividades básicas como beber, preparar alimentos e higiene. Banhos rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes e reuso de água (como da lavagem de roupas para limpeza do chão) são atitudes essenciais”, alertou para o Jornal Correio.
A recomendação é que tarefas que consomem muita água sejam antecipadas ou adiadas, como lavar carros, áreas externas e encher piscinas. Também é importante armazenar água em recipientes limpos e bem tampados para evitar contaminações e proliferação de mosquitos.
Segundo a Embasa, as intervenções têm caráter preventivo e buscam evitar paradas emergenciais no futuro, garantindo maior segurança hídrica para a região. Entre os serviços realizados estão:
- Manutenção na captação da barragem de Pedra do Cavalo
- Ligação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano
- Melhorias em equipamentos de bombeamento e substituição de válvulas e registros
- Revisão elétrica e limpeza geral das instalações