Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Presidente deixa o cargo e brasileiros recebem aviso de quem assumirá a função

Por Pedro Silvini
20/06/2026
Em Geral
0
martelo justiça decisão governo

Foto: (Reprodução/Magnific)

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) passou por nova mudança em sua presidência. Após nove meses no cargo, o coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, Cristiano Medeiros, deixou a função, e o governo estadual confirmou o retorno do general da reserva do Exército, Ricardo Miranda Aversa, ao comando do órgão.

A nomeação foi oficializada por meio do Diário Oficial do Estado e confirmada em cerimônia realizada na última sexta-feira (24), conduzida pelo governador Jorginho Mello. A troca encerra um ciclo iniciado em setembro de 2025, quando Medeiros assumiu a presidência após Aversa ser deslocado para o cargo de secretário adjunto da Defesa Civil.

Com a nova mudança, Ricardo Aversa retorna ao Detran/SC, onde já havia ocupado a presidência por oito meses em 2025. Até então, ele exercia a função de vice-presidente do órgão antes de reassumir a liderança máxima da autarquia.

Segundo o governo estadual, a substituição integra um movimento de reorganização administrativa com foco na melhoria da gestão pública e na ampliação da eficiência dos serviços prestados aos cidadãos catarinenses.

Foto: (Reprodução/GOVSC)

Perfil técnico e histórico de atuação

O novo presidente do Detran/SC possui 37 anos de experiência no Exército Brasileiro, com atuação em áreas como logística, planejamento e liderança estratégica. Entre suas funções anteriores, esteve como subchefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) e oficial de ligação no programa Foreign Military Sales (FMS), nos Estados Unidos.

Em Santa Catarina, Aversa também já atuou como chefe da Casa Civil em 2020 e teve participação direta na modernização do próprio Detran entre 2023 e 2024, período em que foram implementadas melhorias em processos de segurança viária e gestão administrativa.

Formado em Ciências Militares, com mestrado na área operacional, MBA executivo em gestão e especialização em planejamento estratégico organizacional, o general é visto dentro do governo como um nome técnico para conduzir reformas no órgão.

Mudança ocorre em meio a investigações e crise interna

A troca de comando acontece em um momento de instabilidade no Detran/SC. Desde o fim de 2025, o órgão enfrenta apurações internas relacionadas a supostas irregularidades nas Jaris (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações), responsáveis por analisar recursos de multas.

As investigações avançaram com abertura de procedimentos internos e operações recentes da Polícia Civil, que contou com apoio da própria direção do Detran para cumprimento de mandados contra suspeitos de participação em um esquema investigado.

Cristiano Medeiros deu continuidade às apurações durante sua gestão, antes de deixar o cargo nesta nova reestruturação administrativa.

Função estratégica do Detran no sistema de trânsito

O Detran é o órgão estadual responsável por organizar, fiscalizar e regulamentar o trânsito, atuando desde a formação de condutores até o registro e licenciamento de veículos. Embora frequentemente associado apenas à emissão de CNH e documentação veicular, o órgão tem papel central na gestão da mobilidade e segurança viária.

Em nível nacional, o sistema de trânsito é coordenado por entidades como o Contran, responsável pela definição das normas, e a Senatran, que executa e integra as políticas públicas do setor em todo o país.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
celular bateria

Erro comum ao carregar o celular pode acabar com a bateria mais rápido do que você imagina

Confira!

Foto ilustrativa: Waldir Évora/Pexels

Carregar bandeira do Brasil rasgada ou em mau estado pode render punição pesada; veja o que diz a lei

20/06/2026
árvore robin hood

Luto: morre árvore lendária de 1.200 anos ligada à história de Robin Hood

20/06/2026
cães e gatos pets

Moradores de BH com cães e gatos devem ganhar novo benefício

20/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix