Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lei proíbe a chamada “taxa rosa”, que faz consumidores pagarem mais caro

Por Carolina Carvalho
29/07/2026
Em Geral
0
taxa rosa

Imagens de Magnific

Na semana passada, o governo do Rio de Janeiro sancionou a Lei 11.293/26, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que proíbe a prática comercial conhecida como “taxa rosa” ou “custo rosa”. Agora, empresas têm até 90 dias para adequarem seus produtos e serviços à nova norma.

De acordo com o site da Alerj, o Poder Executivo vetou os dispositivos que previam penalidades pelo descumprimento da lei, como a “aplicação de advertências e multas, a definição dos valores das sanções, a dobra em caso de reincidência e a destinação dos recursos arrecadados ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).” Segundo o governo estadual, o Procon do estado apontou que as punições previstas no texto original desconsideravam critérios da Lei 6.007/11, que disciplina a dosimetria das penalidades administrativas no âmbito do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.

O que é a taxa rosa?

Recomendado para você

  • sede vivoVivo surpreende e anuncia que vai encerrar ciclo no Brasil
  • nubank cartão croma platinumAlém do Roxinho e do Ultravioleta, Nubank lança novo cartão intermediário para clientes
  • ferrariApós muitos anos, Ferrari vai ter um piloto brasileiro na Fórmula 1
  • Mega-SenaMega-Sena acumula e vai sortear prêmio tão grande que parece ter saído da Mega da Virada

A taxa rosa é quando produtos ou serviços basicamente idênticos ou muito parecidos têm preços diferentes com base em qual gêneoro eles atendem, Essa diferença de preço raramente tem uma explicação baseada em matérias-primas, tecnologia e busto de produção. A única diferença, muitas vezes, é que eles são “rosas”, para mostrar que são voltados ao público feminino. Alguns produtos comumente afetados por essa taxa são lâminas de barbear, produtos de higiene, roupas, acessórios e até brinquedos infantis.

De acordo com um levantamento da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mulheres pagam em média 12,3% mais caro por produtos idênticos aos para o público masculino, apenas por serem rosa, como explica o professor Fábio Mariano Borges responsável pela pesquisa Taxa Rosa e a Construção do Gênero Feminino no Consumo.

MUNDO título=Prisão de segurança máxima começa a construir buraco com crocodilos para evitar a fuga de detentos

Uma prisão com um fosso de crocodilos ao redor para evitar fugas parece até coisa de vilão de desenho animado, …
Leia mais
X

Leia mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Receita Federal

Receita Federal emite comunicado para brasileiros com viagem de avião marcada

Confira!

sede vivo

Vivo surpreende e anuncia que vai encerrar ciclo no Brasil

29/07/2026
nubank cartão croma platinum

Além do Roxinho e do Ultravioleta, Nubank lança novo cartão intermediário para clientes

29/07/2026
ferrari

Após muitos anos, Ferrari vai ter um piloto brasileiro na Fórmula 1

29/07/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix