Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Primeiro carro da BYD para a Europa também chegará ao Brasil em 2026

Por Pedro Silvini
18/05/2026
Em Geral
0
BYD

(Reprodução/Freepik)

A chinesa BYD prepara uma nova fase de expansão global e já definiu o Brasil como um dos mercados estratégicos para receber o inédito Dolphin G, hatch híbrido plug-in que será lançado em 2026. O modelo marcará uma mudança importante na trajetória da fabricante por ser o primeiro carro da marca desenvolvido especificamente para atender às exigências do consumidor europeu.

A confirmação foi feita pela vice-presidente executiva global da empresa, Stella Li, durante o evento Future of the Car Summit. Segundo ela, o Dolphin G foi concebido “puramente para a Europa”, em um movimento de regionalização da linha da montadora chinesa.

O hatch híbrido plug-in deverá estrear oficialmente em julho, durante o Festival de Velocidade de Goodwood, antes mesmo de chegar ao mercado chinês.

O novo Dolphin G representa uma mudança relevante na estratégia da BYD. Até agora, a família Dolphin era composta apenas por veículos totalmente elétricos. A nova geração, porém, aposta em tecnologia híbrida plug-in para atender consumidores que ainda demonstram resistência à migração completa para carros elétricos.

Na Europa, questões ligadas à infraestrutura de recarga e autonomia em viagens longas ainda limitam o avanço dos modelos 100% elétricos. Por isso, a fabricante decidiu ampliar a presença da tecnologia DM-i, sistema híbrido plug-in já utilizado em outros veículos da marca.

Segundo Stella Li, a ausência de modelos com motor a combustão fazia a empresa perder participação justamente no segmento de maior volume do mercado europeu.

Foto: (Reprodução/Autohome)

Hatch terá visual diferente do Dolphin vendido no Brasil

Protótipos camuflados flagrados em testes na China mostram mudanças importantes em relação ao Dolphin elétrico atualmente vendido no Brasil.

O modelo ganhará:

  • dianteira redesenhada;
  • novas entradas de ar para refrigeração do motor;
  • traseira modificada para acomodar o sistema de escape;
  • balanço dianteiro maior;
  • alterações estruturais no interior.

A proposta é aproximar o hatch do gosto europeu, reduzindo a dependência excessiva de comandos em telas e oferecendo um comportamento dinâmico mais adaptado às ruas estreitas de cidades como Paris, Roma e Londres.

A BYD também definiu um limite de até 4,30 metros para seus futuros carros urbanos europeus. O Dolphin G terá exatamente esse porte, ficando próximo do tamanho de modelos como o Volkswagen Golf.

Motorização híbrida pode entregar até 262 cv

As informações divulgadas pela imprensa europeia e chinesa apontam que o Dolphin G compartilhará componentes com o BYD Yuan Pro DM-i, conhecido na Europa como Atto 2.

O conjunto mecânico deverá utilizar:

  • motor 1.5 aspirado a combustão;
  • motor elétrico dianteiro;
  • sistema híbrido plug-in DM-i;
  • bateria Blade Battery de nova geração.

A potência combinada pode chegar a aproximadamente 262 cv em algumas versões.

O sistema alternará entre funcionamento em modo série — quando o motor térmico atua apenas como gerador — e modo paralelo, em que os dois propulsores trabalham juntos nas acelerações.

Autonomia acima de mil quilômetros

Um dos principais atrativos do novo hatch será a eficiência energética. A expectativa é de consumo homologado próximo de 55,5 km/l em determinadas condições.

Além disso, o modelo poderá oferecer:

  • autonomia combinada superior a 1.000 quilômetros;
  • até 90 quilômetros em modo totalmente elétrico;
  • possibilidade de deslocamentos urbanos sem uso do motor a combustão.

Para o mercado brasileiro, existe a expectativa de adoção de motorização flex, repetindo a estratégia já anunciada para o BYD Song Pro.

BYD cresce rapidamente no Brasil

O lançamento ocorre em meio ao avanço acelerado da BYD no mercado brasileiro. Em abril, a marca chinesa alcançou o topo das vendas no varejo nacional, com 14,9 mil veículos comercializados nas concessionárias, superando a Volkswagen.

Considerando também vendas diretas para locadoras e empresas, a montadora fechou o mês na quinta posição geral, atrás de Fiat, Volkswagen, GM e Hyundai, mas registrando recorde próprio de 18,5 mil unidades vendidas.

O desempenho foi puxado principalmente pelo BYD Dolphin Mini, líder entre os elétricos no varejo brasileiro, e pela linha híbrida Song, que segue ampliando participação no país.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Fila de Aposentados Aposentadoria INSS

Prova de Vida do INSS: aposentados têm 30 dias para atualizarem o cadastro

Confira!

copa do mundo fifa futebol

Lei do Silêncio muda e não será mais a partir das 22h durante a Copa do Mundo em todo este país

18/05/2026
Imagem de svklimkin por Pixabay

Enquanto Singapura é o país com os melhores alunos em matemática no mundo, Brasil não aparece nem no top 10

18/05/2026
Fila de Aposentados Aposentadoria INSS

Prova de Vida do INSS: aposentados têm 30 dias para atualizarem o cadastro

18/05/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix