Movimento Minas 2032

Agenda dos ODS pode estar em risco para 2030

Relatório Luz de 2024, que analisa desempenho das metas da ONU no Brasil, mostra que cerca de 64% delas tiveram desempenho negativo
Agenda dos ODS pode estar em risco para 2030
Crédito: Reprodução Freepik

A oitava edição do Relatório Luz, elaborado pelo Grupo de Trabalho Agenda 2030, organização da sociedade civil de fomento e controle social pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que só cerca de 8% das 169 metas previstas estão classificadas como satisfatórias e, pelo menos 10 metas, ainda estão ameaçadas.

É alarmante que há seis anos de 2030, a agenda dos ODS ainda seja desconhecida. É inadmissível termos cerca de 64% das metas com desempenho negativo. Os dados são nacionais, mas o cenário mineiro é replicável, alerta Alessandra Nilo, coordenadora editorial do relatório.

Élida Ramirez entrevistou-a durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU (HLPF), que aconteceu em Nova York, onde foi lançado o resumo do Relatório Luz, ainda inédito no Brasil. A versão em português será apresentada em setembro às autoridades nacionais em Brasília.

O Diário do Comércio foi o único jornal do Estado a cobrir o assunto. Apesar da satisfação em entregar qualidade ao nosso leitor, lamentamos que o tema esteja fora da pauta do jornalismo na grande mídia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Apesar da melhora dos indicadores no governo Lula, nosso contexto ainda é de fracasso. Precisamos agir de forma organizada já. Movimentos como o Agenda 2030 e o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, organizado pelo Diário do Comércio e Instituto Orior para fomentar os ODS, são alguns dos caminhos que precisamos tomar. Convoco os setores, o Estado e a sociedade mineira que participem do MM2032 conosco. Urgentemente!

Leia a reportagem: Relatório Luz ainda traz resultados pouco expressivos para atender metas da ONU

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas