Atuação da Gerando Falcões ganha fôlego

Erradicar a pobreza das favelas é a missão maior da Gerando Falcões, organização não-governamental (ONG) caracterizada como um ecossistema de desenvolvimento que utiliza a combinação de educação socioemocional, educação profissional, acesso ao trabalho e tecnologias para melhorar a vida nas favelas brasileiras.
Em Minas Gerais, a atuação da ONG ganha novo fôlego a partir da assinatura de um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O acordo prevê a implementação do projeto “Favela 3D: Digna, Digital e Desenvolvida” no Estado. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores nas favelas mineiras.
De acordo com a diretora de Tecnologias Sociais na Gerando Falcões, Nina Rentel Scheliga, o projeto visa não só a transformação das comunidades escolhidas, mas gerar subsídios para a construção de políticas públicas que permitam a erradicação da pobreza no Estado.
Até o fim de maio serão escolhidas duas comunidades para o piloto. E a implementação deve começar no início do segundo semestre.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Trabalhamos de forma sistêmica. As transformações – física e social – acontecem ao mesmo tempo no território. São políticas públicas e ações privadas com parceiros, realizadas em parceria com os moradores. São os líderes comunitários que levam o projeto à frente. Acontece que para ganhar escala, precisamos do governo. Ele tem papel central nessa trajetória”, explica Nina Scheliga.
A metodologia do Favela 3D é baseada em oito verticais
“A metodologia é extremamente adaptável para atender às necessidades e potencialidades de cada território. Somos um articulador de ecossistema. É uma premissa a participação de todos os setores da sociedade. As empresas podem aderir como investidoras. O ESG está aí e as empresas são atores importantes nessa pauta. Também contamos com o apoio de inovações tecnológicas para criar um ambiente propício para um trabalho sistêmico”, completa a diretora de Tecnologias Sociais.
A iniciativa está alinhada com o Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global, colaborando com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, o MM 2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos ODS, promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015.
Ouça a rádio de Minas