Conheça o MM2032 e participe do movimento do Diário do Comércio

Desde 2017, o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo jornal Diário do Comércio e pelo Instituto Orior, mobiliza agentes da sociedade para a construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de Minas Gerais. Esse avanço deve acontecer baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
Diversas entidades e empresas já trabalham engajadas nesse projeto de desenvolvimento sustentável. Hoje, são cerca de 40 instituições de Minas Gerais participando do MM2032, incluindo a iniciativa privada, governos, instituições de ensino, entidades de classe, ONGs e movimentos afins.
Segundo a presidente do Diário do Comércio e coordenadora do MM2032, Adriana Muls, a mobilização promovida pelo Movimento tem o importante papel de engajar a sociedade visando ao cumprimento dos ODS. “Acreditamos ser fundamental uma articulação da sociedade para enfrentamento de questões estruturantes da nossa sociedade. Os ODS são uma agenda mundial adotada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030”, explica.
Nesta agenda, estão previstas ações mundiais, contemplando áreas e metas como a erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura de qualidade e confiável, industrialização inclusiva e sustentável, dentre outros.
“São questões complexas que exigem uma busca coletiva de soluções. Daí a relevância do MM2032, que articula os diversos setores da sociedade como forma de potencializar as iniciativas existentes, disseminar os ODS por meio de estratégias para engajar a comunidade na compreensão desses objetivos, da sua importância e de como podemos contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas para que o desenvolvimento socioeconômico regional e local aconteça de forma sustentável e inteligente”, defende Adriana Muls.

Foto: Caritas Brasileira/Divulgação
Em 2025, o MM2032 prioriza ações em cinco frentes
Em 2025, o MM2032 prioriza ações em cinco frentes. De acordo com a coordenadora, embora o movimento tenha uma projeção de futuro para 2032 – dois anos após a data estabelecida pela ONU, em comemoração do centenário do Diário do Comércio -, anualmente as metas são revistas de acordo com temas e entregas que precisam ser fortalecidas.
A partir de uma avaliação e da reorganização dos grupos de trabalho, foram selecionados os temas prioritários para 2025, que são: Cultura e Cidadania – interação política; Educação – Distribuição de renda e saúde; Meio Ambiente – Mudanças climáticas; Inovação e Desenvolvimento Econômico Sustentável; e Voluntariado, diversidade e inclusão.
As ações de Cultura e Cidadania – interação política serão voltadas para articulação com a Frente Parlamentar Ambiental, Social e Governança (ESG, em inglês) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para inclusão dos ODS, e incentivo à participação popular na política de maneira organizada, focando nos jovens e aposentados.
No que diz respeito ao tema Educação – Distribuição de renda e saúde, as entregas incluem a disseminação do e-book produzido pelo Grupo em 2025 “ODS na Educação” e a identificação e disseminação de iniciativas de distribuição de renda. Outras entregas do tema serão a criação da biblioteca de conteúdos da Agenda 2030 e a formação profissional para bem-estar e saúde mental nas corporações.
No ano, haverá articulação de movimentos ODS, preparação e participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), atendendo, assim, ao tema Meio Ambiente – Mudanças Climáticas.
Em Inovação e Desenvolvimento Econômico Sustentável, o objetivo é potencializar o Programa Minas Inteligente nas cidades, os ODS nos setores, e o projeto Meu município pelos ODS.
O tema Voluntariado, diversidade e inclusão irá promover, identificar e disseminar iniciativas setoriais afins, fortalecer o terceiro setor e a cultura da doação.
Movimento amplia redes de contato e promove parcerias
Participar do MM2032, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, também é oportuno para o melhor posicionamento das empresas e dos profissionais no mercado. Com o engajamento, é possível acessar novos mercados, uma vez que abre oportunidade para as empresas participantes expandirem suas redes de contato e desenvolverem parcerias com outras empresas e organizações internacionais.
Há, ainda, oportunidades para ampliar a visibilidade e o reconhecimento. O Movimento proporciona visibilidade por meio da mídia do Diário do Comércio e de eventos relacionados, o que pode gerar maior reconhecimento para as iniciativas.
As empresas e profissionais que integram o MM2032 também têm a oportunidade de desenvolver novos negócios, aproveitando as inovações e modelos que emergem do movimento para se posicionarem como líderes no campo da sustentabilidade e da transformação digital.
Especialmente no setor de educação e capacitação, participar do MM2032 permite acesso a programas de formação e viabiliza a troca de conhecimento entre líderes empresariais, especialistas e acadêmicos, trazendo, assim, oportunidades na área de educação e capacitação.
Outra grande oportunidade é apoiar iniciativas locais. Os participantes do movimento promovido pelo jornal Diário do Comércio têm a chance de impactar diretamente a comunidade local e ajudar no desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

Ouça a rádio de Minas