Cooperadas são 12,8% do PIB de Minas Gerais

Em 2023, as cooperativas mobilizaram no Brasil um faturamento estimado em aproximadamente R$ 624 bilhões, segundo dados do Anuário Coop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB.
Além de gerar tamanha riqueza, o setor cooperativo colabora com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Minas Gerais, ODS 5, Igualdade de Gênero, tem ao mesmo tempo colaborado para o setor crescer enquanto se fortalecer.
As cooperadas têm beneficiado as comunidades em que atuam e já são mais da metade do total, representando 12,8% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, revelam dados da Ocemg. E a força feminina é mais que a quantidade. Seu valor agrega qualidade. Vocês conhecerão casos de sucesso na reportagem a seguir, que mostrará cooperativas transformadas pela presença de mulheres. São elas que têm aportado inovação, desenvolvimento e gestão criativa em negócios em diversas áreas no interior mineiro.
É gratificante ter o Sistema Ocemg como participante ativo do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global e parceiro do Diário do Comércio de décadas. Como líder, mulher e gestora, ver reconhecido o papel de comando feminino no cooperativismo, parte realmente preeminente para o desenvolvimento sustentável por meio do desenvolvimento local, inclusão social, desenvolvimento sustentável, educação e fortalecimento do cooperativismo, é emocionante.
Por isso, neste Dia C, meu agradecimento e homenagem especial a essas líderes fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todos: as cooperadas mineiras.
Ouça a rádio de Minas