Cufa inicia atividades em Varginha com foco em empreendedorismo nas periferias

A Central Única das Favelas (Cufa) inicia suas atividades em Varginha, no Sul de Minas, neste sábado (6), com o evento “Empreender é Ressignificar”. A programação acontece no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Varginha e visa ressignificar o empreendedorismo nas regiões periféricas da cidade. O evento marca o início da expansão da Cufa para mais de 60 cidades mineiras até o primeiro semestre de 2025.
Fundada há mais de duas décadas, a Cufa é uma organização de renome nacional e internacional. Ela é reconhecida por suas iniciativas políticas, sociais, esportivas e culturais, que buscam a inclusão social e econômica. Por meio de projetos como a Taça das Favelas e a Expo Favela, a Cufa possibilita que jovens e adultos desenvolvam habilidades e talentos, promovendo autoestima e empoderamento.
A presidente da Cufa, Marciele Delduque, destaca que o objetivo da iniciativa é que os municípios possam receber ações positivas que reforcem o empoderamento educacional, por vias econômicas e ressignificação territorial a partir das oportunidades que são ampliadas pela Cufa.
“Juntando as ações que já acontecem em alguns municípios e a antena, a marca da Cufa, nós entendemos que essas ações se reverberam e se fortalecem. Para isso, vamos trazer parcerias locais ou da Capital – que olham para todo o território mineiro”, explica.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Marciele ainda comenta que o projeto fortalece todas as ações, seja na cultura, na saúde, nos esportes, no empreendedorismo ou na educação. “Entendemos que fortalece cada vez mais o mercado e, sobretudo, os moradores de favelas de Minas Gerais”, conclui.
Impactos sociais e econômicos para o Sul de Minas
Economicamente, o projeto Cufa Varginha traz um alicerce para o desenvolvimento de uma rede ampla de empreendedoras e empreendedores tanto da periferia quanto do Centro da cidade.
“O projeto aumenta o capital social e intelectual desses profissionais para continuarem lidando com o desafio de fazer acontecer em seus empreendimentos. Na parte social, é a capacidade de mobilizar recursos contínuos junto às grandes marcas do Sul de Minas, como as Lojas Edmil, o Grupo Unis, o Chalfun Advogados e o TRYP Hotel, que estão patrocinando o evento e já manifestaram o desejo de continuar apoiando financeiramente as iniciativas subsequentes do nosso projeto”, explica um dos líderes regionais, Wellington de Paula.

Além dele, o projeto no Sul de Minas conta com outros dois líderes regionais. Conheça:
- Nathália Marques é psicóloga clínica e tecnóloga em RH, atua como líder de Diversidade no Grupo Unis, é instrutora de Memória Ativa no Sesc Varginha e membro do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR);
- Filipe Barbosa é publicitário e pós-graduado em psicologia organizacional, sócio e head de Mercado da BRAVA Inovação Corporativa;
- Wellington de Paula é publicitário e mestrando em Desenvolvimento Regional, sócio e head de Operações na BRAVA Inovação Corporativa.
Segundo Wellington de Paula, as marcas também entendem que o projeto é uma oportunidade de atrair talentos da periferia para compor seus respectivos quadros de colaboradores. Além disso, a Cufa na região permite que a potência da periferia no interior esteja visível e alcance novos patamares.
Os locais de atuação da Cufa, inicialmente, serão nos bairros onde as lideranças têm mais contatos e conhecimento de quem já promove iniciativas alinhadas aos valores da instituição, como a região do Jardim Corcetti, do Jardim Sion, do Carvalhos, dos bairros de Fátima, Imaculada, Santa Terezinha, dentre outros.
“O trabalho inicial é de mapeamento dos projetos na cidade e das lideranças locais. Depois desse levantamento é que serão traçados os raios de atuação”, explica Wellington de Paula.
Primeiras iniciativas da Cufa Varginha
Pela expertise das lideranças locais, o foco das primeiras ações da Cufa Varginha está no campo do empreendedorismo e da educação. Além do evento inaugural, há também um calendário planejado até julho de 2025.
A primeira entrega já começa a ser feita no pós-evento, com a Formação AfroMEI, uma metodologia de desenvolvimento de negócios com foco em aumento de demanda, diferenciação da concorrência e gestão por dados para pequenos empreendedores. A formação ocorre de julho a setembro.
O mês de setembro, aliás, é simbólico para o projeto, pois marca o retorno da Missão ExpoFavela que, no ano passado, levou mais de 30 empreendedores de Varginha para um dos principais eventos da Favela Holding, e deu início ao relacionamento das lideranças locais com a Cufa de Minas Gerais.
“A expectativa é que o número de empreendedores da nossa cidade aumente para a missão deste ano. Em outubro, teremos uma ação nos bairros da cidade para o Dia das Crianças e, em novembro, um evento em parceria com o curso superior de Cosmetologia e Estética do Grupo Unis, com palestras e oficinas sobre cultura e estética negra e periférica”, diz o líder regional Filipe Barbosa.
Já para o próximo ano, a intenção é ter uma ação a cada dois meses. No mês de janeiro haverá uma capacitação em Planejamento Estratégico e Financeiros para empreendedores. Em março, o planejamento é que a Cufa tenha a sua primeira ação cultural, no dia 8 de março, que é o primeiro sábado após o fim do Carnaval. Na ocasião, a ala feminina da escola de samba varginhense Império da Serrinha, as Helenas da Serrinha, irão comandar um dia de atividades ligadas à arte.
“Em maio, será organizada uma semana decolonial nas escolas públicas da cidade, para introduzir o pensamento de autores, intelectuais e personalidades negras sobre história, mercado, economia, filosofia, sociologia, artes e no esporte”, diz Barbosa.
E para fechar a programação de 2025, a segunda edição do Empreender É Ressignificar em julho acontece na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha.
Vocação para os negócios
De acordo com os três líderes, a cidade de Varginha tem uma vocação grande para negócios, sobretudo, no setor de serviços e comércio. Assim, indiretamente, os benefícios estão ligados à possibilidade de convergência das iniciativas sociais já existentes e que, até então, acontecem de forma isolada.
“Portanto, de forma direta, a chegada da Cufa traz novas oportunidades para que o empoderamento da população por vias econômicas aconteça de forma cada vez mais abrangente. O objetivo é promover conexões e troca de experiências entre os atores da sociedade varginhense”, explica a líder regional Nathália Marques.
Participação do Sebrae
O Sebrae é um parceiro institucional da Cufa, não só em Varginha, mas em todo País. A abertura da estrutura da regional Sul de Minas para que os empreendedores de periferia ocupem e se integrem é apenas uma das iniciativas.
“A expectativa é que consigamos desenvolver programas de capacitação de fluxo contínuo com as especificidades que os setores da economia popular demandam. E a intenção é que todo o Sistema S presente na nossa cidade e região integre os projetos e ações da Central Única das Favelas em nossa cidade”, avalia Nathalia Marques.
Programação cultural
O evento de inauguração das atividades da Cufa Varginha terá início com uma apresentação musical de Estéphanie Nascimento, seguida de uma palestra de Marciele Delduque, a presidente da Cufa MG e fundadora da rede Marianas Mulheres que Inspiram.
Um dos destaques é o painel “Afroempreendedorismo na moda e estética”, que contará com a participação de Valérie Anauá, Cleide Oliveira, Rayane Geisa e Nicole Costa, que discutirão suas experiências no mercado da moda e estética.
Já a palestra magna, “Ressignificando Pensamentos com a Leitura de Autores Negros”, será ministrada por Tati Nefertari, pedagoga formada pela USP e coordenadora da Biblioteca Comunitária Assata Shakur. Tati também vai realizar uma atividade especial para as crianças, apresentando um acervo da Biblioteca Comunitária Assata Shakur no Sebrae Lab.
Antes da palestra magna, o público será presenteado com uma apresentação de dança de Otávio Belo e uma batalha de rima entre GN e Kinho, comandada pelo DJ Gandini. O evento culminará em um coffee break e uma sessão de networking, permitindo a troca de ideias e a construção de novas conexões.
O principal objetivo do evento “Empreender é Ressignificar” é fomentar o empoderamento econômico por meio do empreendedorismo afro, inspirando e capacitando empreendedores negros. A Cufa atua como uma plataforma de desenvolvimento social e econômico, promovendo a inclusão através de atividades culturais e educacionais.
Serviço Cufa Varginha
- Evento: Empreender é Ressignificar
- Data: 6 de julho
- Horário: 13h30
- Local: Sebrae Varginha, MG
- Inscrições: Sympla
Ouça a rádio de Minas