Movimento Minas 2032

DIÁRIO DO COMÉRCIO fomenta cultura de doações em Minas Gerais

Ação na sede do DIÁRIO DO COMÉRCIO vai unir forças pelo bem comum
DIÁRIO DO COMÉRCIO fomenta cultura de doações em Minas Gerais
Pesquisa que traça perfil do doador brasileiro revela que para 91% ato de doar faz muito bem | Crédito: Pixabay

Patrícia Silva, 48 anos, é mãe de oito filhos e avó de 14 netos. Dependente química, foi presa vária vezes por furto e depois de perder um filho de 16 anos, que foi assassinado, decidiu se tratar. E parte da força para manter-se sem drogas vem da busca diária por sentido na vida. A doação é para ela uma missão.

“Uma vez por semana, eu faço o jantar para as pessoas que dormem na rua Araribá, aqui na Pedreira Prado Lopes. Eles têm pouca comida e passam fome. Muitas vezes faltam mantimentos na minha casa. Mas eu não falho no meu trabalho, que é doar para quem tem menos ainda. Já estive na cadeia e em várias casas de recuperação. O que me fez melhorar foi cozinhar para essas pessoas”,conta Patrícia, orgulhosa.

A história dela mostra que sempre há algo a compartilhar. Tempo, conhecimento, dinheiro, bens. A frase que Patrícia faz questão de destacar é a seguinte: “Muito ganha quem doa”. Há fundamento nisso baseado em um levantamento. De acordo com o estudo “Pesquisa Doação Brasil 2020”, que traça um amplo perfil do doador individual brasileiro, o conceito de que a doação faz bem para o doador cresceu significativamente: passou de 81% para 91% entre os entrevistados.

Outro aspecto positivo do estudo é que a ideia de que o doador não deve falar que faz doações está perdendo força. Em 2015, essa premissa contava com a concordância de 84% da população e, em 2020, o percentual caiu para 69%. Este é um ponto especialmente importante porque falar sobre a doação estimula sua prática, traz inspiração e desperta o interesse de outras pessoas.

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Para colaborar com o fortalecimento da cultura da doação, o DIÁRIO DO COMÉRCIO, que está celebrando 90 anos em 2022, reforça o compromisso por um bem comum. O DC vai sediar hoje o evento presencial da Campanha #DoaMG, das 16h às 20h, no Espaço Vão, na sede do jornal.

O objetivo da iniciativa é incentivar hábitos como o de Patrícia também nas corporações de todos os portes. O evento terá debates, palestras e mesas de diálogos entre pessoas e organizações para fomentar a captação de doações. Serão apresentadas também novas ferramentas, cases de sucesso e impactos do “Dia de Doar”.

 Dentro do conceito de transformar intenções em ações por um mundo melhor, o evento funciona como articulador de conexões entre iniciativas e ideias para fortalecimento das doações em Minas Gerais. “Sabemos que passamos por um momento delicado na economia. Outras instabilidades virão. Por isso, é ainda mais importante que as iniciativas, Oscips, fundações, todo o terceiro setor, empresas, Estado e sociedade estejam comprometidos no fomento da educação para a cultura das doações para uma sociedade mais justa. Sempre há algo a compartilhar e esse é o caminho para um mundo melhor”, para um mundo melhor.”Comenta a presidente e diretora editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO,  Adriana Muls.

Case de sucesso

O Hospital da Baleia é um exemplo de instituição que inovou na categoria doações em diversas plataformas e canais. Desde a agenda anual disponibilizada mediante a doação em rede de farmácias que a cada ano ganha a cara de um artista e é uma ação que já tem público cativo, até a plataforma disponibilizada no site. Intuitiva, a ferramenta permite doações recorrentes e descontadas no cartão de crédito, o que facilita a manutenção da prática, pois evita o esquecimento.

“O Baleia é uma referência em doações porque está em permanente contato com os doadores, sempre presta conta a eles não apenas em números, mas especialmente no impacto que a doação tem na vida das pessoas. Na verdade, é isso que importa. Saber que aquilo que o doador entrega faz parte da soma que faz o bem, salva vidas, traz alegrias, mata a fome”, reforça Julia Caldas de Almeida, superintendente-executiva da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig).

Serviço

O Conexão #DoaMG é organizado pela a Fundamig, Conectidea, Minas Voluntários, Idealist.org, CeMAIS e Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global e foi criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Estado. A iniciativa conta também com o apoio da Rede Sesc e Coep Minas.
Data: 11 de novembro
Horário: 16h às 20h
Local: Espaço Vão – Hub Criativo – Espaço de conexão
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo -Belo Horizonte

MM2032 convoca para ações contra a fome

Atento ao contexto do avanço da fome no Estado, o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para fomentar ações efetivas que consolidem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU em 2015, está convocando sociedade, empresários e governo para ampliarem a atuação no combate à fome entre os mineiros.

“É inadmissível que um estado próspero como Minas Gerais tenha mais da metade da população passando por algum tipo de insegurança alimentar. O compromisso dos 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO, por meio do Movimento Minas 2032, é a adesão ao Pacto pelos 15% com Fome, do “Ação da Cidadania”, fundado pelo Betinho.”explica Adriana Muls.

De acordo com o economista e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG, Mário Rodarte, uma coalização contra a fome é o único caminho para o desenvolvimento efetivo de Minas Gerais. “A segurança alimentar favorece a estabilidade econômica porque é um primeiro passo para se escapar de uma das principais armadilhas que entravam as economias, que é a desigualdade social. Urge uma mobilização social generalizada para o retorno do Fome Zero e reforço do programa de renda mínima”, acredita o pesquisador.

Colabore

O Pacto pelos 15% com Fome é uma campanha nacional de combate à fome, realizado pelo “Ação da Cidadania”, criado por Herbert de Souza, o Betinho.

A ideia é que todos os brasileiros possam doar para os 15% dos brasileiros mais pobres do País: sejam R$ 0,15, R$ 15, 15 segundos, minutos ou porcentagem de vendas. Assim, segundo a campanha, é possível arrecadar recursos e promover a educação social ampliando as possibilidades de colaborações e parcerias.  A contribuição pode ser realizada através da doação específica nos canais de captação on-line, divulgação das ações nas redes sociais e voluntariado. O site criado para a campanha disponibiliza três formas de ajudar no combate à fome.

DC Responde

Como ajudar?

Site: https://15por15.org
Doação – em recursos financeiros
Divulgação – no compartilhamento direto ou indireto dos materiais
Voluntariado – cadastro de interessados em atuar como voluntários
Empresas, grupos de comunicação e publicidade, e organizações da sociedade civil que queiram fazer parte do Pacto pelos 15% com Fome: [email protected].
Interessados em atuar em outras ações combate à fome: [email protected]

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