DIÁRIO DO COMÉRCIO fomenta cultura de doações em Minas Gerais

Patrícia Silva, 48 anos, é mãe de oito filhos e avó de 14 netos. Dependente química, foi presa vária vezes por furto e depois de perder um filho de 16 anos, que foi assassinado, decidiu se tratar. E parte da força para manter-se sem drogas vem da busca diária por sentido na vida. A doação é para ela uma missão.
“Uma vez por semana, eu faço o jantar para as pessoas que dormem na rua Araribá, aqui na Pedreira Prado Lopes. Eles têm pouca comida e passam fome. Muitas vezes faltam mantimentos na minha casa. Mas eu não falho no meu trabalho, que é doar para quem tem menos ainda. Já estive na cadeia e em várias casas de recuperação. O que me fez melhorar foi cozinhar para essas pessoas”,conta Patrícia, orgulhosa.
A história dela mostra que sempre há algo a compartilhar. Tempo, conhecimento, dinheiro, bens. A frase que Patrícia faz questão de destacar é a seguinte: “Muito ganha quem doa”. Há fundamento nisso baseado em um levantamento. De acordo com o estudo “Pesquisa Doação Brasil 2020”, que traça um amplo perfil do doador individual brasileiro, o conceito de que a doação faz bem para o doador cresceu significativamente: passou de 81% para 91% entre os entrevistados.
Outro aspecto positivo do estudo é que a ideia de que o doador não deve falar que faz doações está perdendo força. Em 2015, essa premissa contava com a concordância de 84% da população e, em 2020, o percentual caiu para 69%. Este é um ponto especialmente importante porque falar sobre a doação estimula sua prática, traz inspiração e desperta o interesse de outras pessoas.
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Para colaborar com o fortalecimento da cultura da doação, o DIÁRIO DO COMÉRCIO, que está celebrando 90 anos em 2022, reforça o compromisso por um bem comum. O DC vai sediar hoje o evento presencial da Campanha #DoaMG, das 16h às 20h, no Espaço Vão, na sede do jornal.
O objetivo da iniciativa é incentivar hábitos como o de Patrícia também nas corporações de todos os portes. O evento terá debates, palestras e mesas de diálogos entre pessoas e organizações para fomentar a captação de doações. Serão apresentadas também novas ferramentas, cases de sucesso e impactos do “Dia de Doar”.
Dentro do conceito de transformar intenções em ações por um mundo melhor, o evento funciona como articulador de conexões entre iniciativas e ideias para fortalecimento das doações em Minas Gerais. “Sabemos que passamos por um momento delicado na economia. Outras instabilidades virão. Por isso, é ainda mais importante que as iniciativas, Oscips, fundações, todo o terceiro setor, empresas, Estado e sociedade estejam comprometidos no fomento da educação para a cultura das doações para uma sociedade mais justa. Sempre há algo a compartilhar e esse é o caminho para um mundo melhor”, para um mundo melhor.”Comenta a presidente e diretora editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls.
Case de sucesso
O Hospital da Baleia é um exemplo de instituição que inovou na categoria doações em diversas plataformas e canais. Desde a agenda anual disponibilizada mediante a doação em rede de farmácias que a cada ano ganha a cara de um artista e é uma ação que já tem público cativo, até a plataforma disponibilizada no site. Intuitiva, a ferramenta permite doações recorrentes e descontadas no cartão de crédito, o que facilita a manutenção da prática, pois evita o esquecimento.
“O Baleia é uma referência em doações porque está em permanente contato com os doadores, sempre presta conta a eles não apenas em números, mas especialmente no impacto que a doação tem na vida das pessoas. Na verdade, é isso que importa. Saber que aquilo que o doador entrega faz parte da soma que faz o bem, salva vidas, traz alegrias, mata a fome”, reforça Julia Caldas de Almeida, superintendente-executiva da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig).
Serviço
O Conexão #DoaMG é organizado pela a Fundamig, Conectidea, Minas Voluntários, Idealist.org, CeMAIS e Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global e foi criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Estado. A iniciativa conta também com o apoio da Rede Sesc e Coep Minas.
Data: 11 de novembro
Horário: 16h às 20h
Local: Espaço Vão – Hub Criativo – Espaço de conexão
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo -Belo Horizonte
MM2032 convoca para ações contra a fome
Atento ao contexto do avanço da fome no Estado, o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para fomentar ações efetivas que consolidem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU em 2015, está convocando sociedade, empresários e governo para ampliarem a atuação no combate à fome entre os mineiros.
“É inadmissível que um estado próspero como Minas Gerais tenha mais da metade da população passando por algum tipo de insegurança alimentar. O compromisso dos 90 anos do DIÁRIO DO COMÉRCIO, por meio do Movimento Minas 2032, é a adesão ao Pacto pelos 15% com Fome, do “Ação da Cidadania”, fundado pelo Betinho.”explica Adriana Muls.
De acordo com o economista e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG, Mário Rodarte, uma coalização contra a fome é o único caminho para o desenvolvimento efetivo de Minas Gerais. “A segurança alimentar favorece a estabilidade econômica porque é um primeiro passo para se escapar de uma das principais armadilhas que entravam as economias, que é a desigualdade social. Urge uma mobilização social generalizada para o retorno do Fome Zero e reforço do programa de renda mínima”, acredita o pesquisador.
Colabore
O Pacto pelos 15% com Fome é uma campanha nacional de combate à fome, realizado pelo “Ação da Cidadania”, criado por Herbert de Souza, o Betinho.
A ideia é que todos os brasileiros possam doar para os 15% dos brasileiros mais pobres do País: sejam R$ 0,15, R$ 15, 15 segundos, minutos ou porcentagem de vendas. Assim, segundo a campanha, é possível arrecadar recursos e promover a educação social ampliando as possibilidades de colaborações e parcerias. A contribuição pode ser realizada através da doação específica nos canais de captação on-line, divulgação das ações nas redes sociais e voluntariado. O site criado para a campanha disponibiliza três formas de ajudar no combate à fome.
DC Responde
Site: https://15por15.org
Doação – em recursos financeiros
Divulgação – no compartilhamento direto ou indireto dos materiais
Voluntariado – cadastro de interessados em atuar como voluntários
Empresas, grupos de comunicação e publicidade, e organizações da sociedade civil que queiram fazer parte do Pacto pelos 15% com Fome: [email protected].
Interessados em atuar em outras ações combate à fome: [email protected]
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