Movimento Minas 2032

Economia criativa procura lideranças engajadas

Líderes são convocados para se unirem aos Grupos de Trabalho (GT) pelo fortalecimento da Nova Economia no Estado
Economia criativa procura lideranças engajadas
Crédito: Reprodução Adobe Stock

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, organizado pelo Diário do Comércio e Instituto Orior, que atua na articulação e coalizão de ações para o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), convoca as lideranças mineiras a se unirem aos Grupos de Trabalho (GT) pelo fortalecimento da Nova Economia no Estado.

Segundo relatório de atividades, no ano passado, o número de participantes do MM2032 aumentou cerca de 10%, quando comparado com 2023. Houve ainda um salto qualitativo. O MM2032 participou de, pelo menos, dez eventos, elaborou dez produtos para educação e informação acerca dos ODS’s, celebrou parcerias por meio da articulação com 13 novas instituições, além de organização de debates e ações para os cinco eixos do ano. No entanto, o movimento ainda tem demanda de mais lideranças mineiras que desejam fomentar o ecossistema de negócios e estejam comprometidas com o bem-comum como ativo de seus negócios.

Adriana Muls
Adriana Muls: criação e expansão de rede de agentes comprometidos com o bem comum é ativo para os participantes, para as empresas e para a economia mineira | Crédito: Diário do Comércio / Isa Cunha

Coordenador do MM2032, Raimundo Soares explica que houve mudanças de governança no grupo dada a proximidade com 2030 e a urgência da convergência de ações pelo alcance das metas da ONU.

“Completamos 10 anos de ODS´s e faltam cinco anos para 2030. Passamos por uma pandemia de Covid-19 e sérios retrocessos econômicos e sociais. Por isso, precisamos facilitar, ainda mais, a colaboração e as parcerias para atuar mais rapidamente e gerar mais social e econômico em Minas Gerais”, esclarece Soares.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Raimundo Soares
Raimundo Soares: mudanças de governança no grupo dada a proximidade com 2030 e urgência da convergência de ações | Crédito: Divulgação MM2032

O especialista contextualiza que, em 2025, o tema central será a colaboração, com foco em cinco eixos principais:

  • GT1 – Articulação – Cidadania, mobilização e articulação política
    Principal entrega – Frente Parlamentar ODS e ESG
  • GT 2- Educação, Renda e Saúde
    Principais entregas – Criação da biblioteca de conteúdos da Agenda 2030, formação profissional e geração de rende e bem-estar e saúde mental nas corporações.
  • GT – 3 Inovação e Desenvolvimento Sustentável
    Principais entregas – fomento do Programa Minas Inteligente nas cidades, dos ODS nos setores e do projeto Meu município pelos ODS.
  • GT 4 – Meio Ambiente
    Principal entrega – articulação conjunta e participação de forma alinhada e conjunta na COP30.
  • GT 5 – Voluntariado e inclusão
    Principal entrega – Ações de fortalecer o Terceiro Setor como parceiro da transformação social e cultura da doação.

Participe do MM2032

Faça sua inscrição pelo e-mail: [email protected]
Pelo fone: (31) 9 9526-01-89 ou pelo formulário.

Papel da comunicação e destaques a serem alcançados

Já o papel da comunicação é uma das ações pioneiras e inovadoras do MM2032. Semanalmente, são produzidos conteúdos para a página do movimento no jornal Diário do Comércio. A proposta editorial desse espaço especial é ser um desdobramento das articulações organizadas pelos grupos de trabalho, colaborar com os resultados positivos e ser a articulação intersetorial nas pautas prioritárias para cada ano. E reforça o propósito do jornalismo transformador que contribui para que o ambiente de negócios, gestores públicos e Terceiro Setor estejam alinhados e favoreçam o crescimento equitativo planejado para alcançar todas as áreas do Estado. “O MM2032 é pioneiro nas articulações feitas por meio de seus conteúdos sendo inovador no jornalismo propositivo. E a criação e expansão de uma rede de agentes comprometidos com o bem comum é ativo para os participantes, para as empresas e para a economia de Minas Gerais”, defende a presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls.

O coordenador, Raimundo Soares, traça os destaques a serem implementados nesse ano e faz uma convocação: “Considerando articulações estratégicas, podemos destacar para 2025 os avanços rumo à criação de uma Frente Parlamentar ODS/ESG, que pretende ampliar a pauta dos ODS na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Também a participação efetiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte (Codese-BH) para trazer inovação e desenvolvimento econômico. E procuramos mais especialistas para cumprir esses e outros desafios do ano”.

Ele destaca ainda que os eixos trabalhados em 2025 estão alinhados à mobilização social pela elaboração e fortalecimento de políticas públicas e iniciativas privadas voltadas à inovação e sustentabilidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas