Movimento Minas 2032

Empresários: papel essencial na cultura de doação

É preciso promover ações que beneficiem diretamente comunidades e causas importantes para a construção de uma sociedade mais equitativa e próspera
Empresários: papel essencial na cultura de doação
Crédito: Reprodução Adobe Stock

A cultura de doação vem se destacando como um elemento essencial para a construção de uma sociedade mais equitativa e próspera no País. No centro desse movimento, estão os empresários, que desempenham um papel fundamental no fortalecimento do Terceiro Setor e na promoção de ações que beneficiam diretamente comunidades e causas importantes.

A participação das empresas contribui para a criação de um ecossistema mais resiliente e menos desigual, proporcionando oportunidades em áreas como educação, saúde e desenvolvimento social. Assim, os investimentos sociais não são apenas atos de caridade e representam uma visão de futuro em que negócios e sociedade trabalham juntos para o bem comum.

Nesse sentido, as lideranças têm o papel de fomentar o letramento sobre o que significa doar e promover impacto social. É mais que dar um recurso ou favorecer um projeto. Mostrar a potência do trabalho em rede, facilitar parcerias e inspirar a adesão de colaboradores, mostrando que é possível construir uma economia que gera lucro, enquanto transforma o mundo em um lugar melhor para todos são colaborações riquíssima que CEOs têm dado no mercado.

É inegável que quando as organizações assumem a responsabilidade social, ganham um diferencial competitivo no mercado. Há um número crescente de consumidores atentos a produtos alinhados a causas sociais, com modos de produção sustentáveis e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Além disso, funcionários sentem-se mais motivados ao trabalhar em empresas que compartilham seus valores e que estão ativamente engajadas em promover o desenvolvimento sustentável.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Sempre penso no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que trata de parcerias e meios de implementação como prioritário. Ele é o que possui o maior número de metas e apoia todos os demais. Em relação à cultura de doação, funciona como um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. E volto a dizer que, nesse processo, o apoio do segundo setor é indispensável.

Uma oportunidade de exercê-lo é a 3ª edição do Conexão #DoaMG 2024, versão mineira da proposta mundial do Dia de Doar. O Diário do Comércio e o Movimento Minas 2032 – pela Transformação Global são apoiadores do evento e da causa. Convoco empresários, gestores públicos e a sociedade civil a participarem dessa iniciativa

Leia a reportagem: Conexão #DoaMG 2024 promove ecossistema de inovação no Terceiro Setor

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas