Especialistas lançam guia com propostas para setores-chave da administração municipal

Especialistas do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) mineira e integrante do Movimento Minas 2032, organizado pelo Diário do Comércio, lançaram o “Guia de Soluções para o Desenvolvimento das Cidades Brasileiras”, um manual com propostas para setores-chave da administração municipal como saúde, educação, infraestrutura, planejamento e finanças e desenvolvimento social.
Elaborado a partir de estudos e práticas de sucesso na gestão pública municipal de todo o País, o guia é baseado em pesquisas aprofundadas e casos de sucesso comprovados. E tem uma estrutura personalizável que se adapta à realidade local, apresenta diretrizes claras para promover o desenvolvimento sustentável de forma simplificada e abrange os aspectos essenciais para uma gestão eficaz.
O objetivo é promover um ecossistema propício para a criação de alternativas inovadoras e o fomento de boas práticas para o crescimento sustentável na administração pública. Por isso, o material é essencial para candidatos em fase de criação de seus planos de governo, além de ser uma ferramenta valiosa para vereadores, gestores e demais interessados no assunto.
Apresentado durante o “Seminário de Gestão de Cidades: Ideias e Soluções para o Futuro”, o guia pode ser baixado gratuitamente no link. E já foi aprovado por Antonio Anastasia, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-governador de Minas Gerais, que parabenizou o IPGC pela iniciativa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Isso é muito importante. As questões de planejamento, como essas que o instituto está fazendo, aliás, eu o parabenizo por mostrar ao gestor que o planejamento deverá estar permanentemente dentro das suas diretrizes de governo”, defende Anastasia.
Para a diretora de Pessoas, Educação, Cultura e ESG, Renata Lemos, a proposta tem ainda o caráter educativo fundamental para o crescimento pleno das cidades. Ela reforça que cada uma das áreas é essencial na promoção do desenvolvimento inclusivo e equitativo, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E destaca que o documento é, além de orientativo, uma declaração de intenções que reflete o compromisso em oferecer uma gestão pública de qualidade, pautada pelo compromisso com a eficiência, economicidade, inovação, sustentabilidade e respeito aos cidadãos.
“Estamos certos de que, a partir de uma abordagem integrada e colaborativa, podemos enfrentar os desafios e construir um futuro melhor. Precisamos desenvolver a cultura da educação para que a administração pública cumpra seu papel. A missão do IPGC é desenvolver tecnologia social para fazer o desenvolvimento sustentável emergir. Esse guia é uma ferramenta para sociedade mineira”, complementa Renata Lemos.
O “Guia de Soluções para o Desenvolvimento das Cidades Brasil” exemplifica as aplicações práticas que candidatos e administradores podem usar em cada eixo do documento para fomentar o desenvolvimento local (veja arte abaixo).

Ouça a rádio de Minas