Fecomércio lança iniciativa para crianças neurodivergentes em BH; veja como tentar uma vaga

A partir de setembro, a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) oferecerá tratamento especializado gratuito a cerca de 40 crianças e adolescentes neurodivergentes através do novo Núcleo de Neurodiversidade do Sesc em Minas. O projeto, que visa promover qualidade de vida e inclusão social, ficará localizado no Centro de Excelência em Saúde, no bairro São Francisco, em Belo Horizonte.
O processo de seleção para atendimento destas crianças e adolescentes ocorrerá de 5 a 19 de agosto e atenderá a faixa etária de 1 a 14 anos e 11 meses, com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador Opositor (TOD) ou deficiência intelectual (leve ou moderada).
A classificação preliminar será divulgada no dia 29 de agosto, às 17h, para posterior comprovação de documentação em entrevistas presenciais. A iniciativa tem como foco prestar cuidados multidisciplinares, abrangendo aspectos de saúde, educação e bem-estar.

Segundo a Diretora de Saúde, Lazer, Turismo e Hospitalidade do Sesc em Minas, Jacqueline Corrêa Lustosa, o projeto reflete o compromisso da Fecomércio-MG com o desenvolvimento humano e a inclusão social.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O núcleo surge como um ponto de apoio às famílias dos trabalhadores do comércio que possuem crianças e adolescentes neurodivergentes, criando uma rede de suporte que fortaleça os laços familiares e promova um ambiente inclusivo e acolhedor para todos”, afirmou Jacqueline.
Atendimento às crianças e familiares
Os serviços são destinados prioritariamente a crianças e jovens cujos responsáveis sejam trabalhadores do comércio. Cada paciente pode receber tratamento até completar 18 anos, com encaminhamentos subsequentes para serviços de fonoaudiologia e psicologia. Há também a possibilidade de parcerias com o Senac para inserção desses jovens no mercado de trabalho.
Cada cliente receberá atendimento personalizado através da avaliação realizada pela equipe multidisciplinar e terá um plano de acompanhamento de acordo com seu perfil, determinando com quais especialidades a pessoa será atendida e o número de consultas em cada uma delas, conforme a disponibilidade de agenda da equipe de profissionais.
As especialidades disponíveis são:
- Serviço Social,
- Psicopedagogia,
- Neuropediatria,
- Musicoterapia,
- Psicologia,
- Terapia Ocupacional,
- Fonoaudiologia.
Além do atendimento individualizado, o pai, a mãe e eventuais responsáveis também serão convidados a participar de momentos de integração, oficinas e palestras sobre temas diversos.


Para participar do processo seletivo, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:
- Apresentar o Cartão do Cliente Sesc válido.
- Ter renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos nacionais por pessoa.
- Não possuir débitos com o Sesc.
- Possuir laudo médico ou relatório de investigação para TEA, TDAH, TOD ou deficiência intelectual (leve ou moderada).
Serviço
- Fase do projeto: Seleção para o Núcleo Sesc de Neurodiversidade
- Data: 5 a 19 de agosto
- Local: Centro de Excelência em Saúde, Rua Viana do Castelo, 645 – Bairro São Francisco, Belo Horizonte, MG
- Início das Atividades: Setembro de 2024
Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site: Núcleo Sesc de Neurodiversidade.
Ouça a rádio de Minas